Pesquisa > Projetos > Edital 046/2015/PROPES/IFMT > POPULAÇÃO DE PLANTAS E ESPAÇAMENTOS ENTRE LINHAS DO FEIJÃO-MUNGO NO CERRADO MATO-GROSSENSE

Título do Projeto: POPULAÇÃO DE PLANTAS E ESPAÇAMENTOS ENTRE LINHAS DO FEIJÃO-MUNGO NO CERRADO MATO-GROSSENSE

Coordenador: Dácio Olibone

RESUMO

O projeto tem por objetivo avaliar a produtividade de Feijão Mungo sob diferentes densidades populacionais e espaçamentos entre linhas, cultivado na safrinha na região médio norte de Mato Grosso. O experimento será conduzido na área experimental do IFMT- Campus Sorriso. O delineamento experimental será de blocos casualizados, em esquema fatorial 25, sendo 2 espaçamentos entre linhas (0,25 e 0,50 m) e 5 densidades populacionais (300, 400, 500, 600 e 700 mil plantas ha-1), com 4 repetições. As parcelas experimentais terão 4,0 m de comprimento e 2,5 m largura. Na parcela útil será avaliado o stand final de plantas; número de vagens por planta; número de grãos por vagens; comprimento de vagens; massa de cem grãos e produtividade de grãos. Os resultados obtidos serão submetidos à análise de variância e as médias de produtividade entre espaçamentos serão comparadas pelo teste de Tukey e as médias de densidade populacional serão comparadas por regressão.

Palavras-chave: Vigna radiata, densidade populacional, safrinha, Cerrado.