início do conteúdo

Perguntas Frequentes

Página atualizada em 04/07/2019, às 11h10. 

 

 

Qual o número de telefone do IFMT Campus Sorriso? 
O telefone principal do Campus é o (66) 3545-3700. Os telefones para cada setor estão disponíveis na seção QUEM É QUEM deste site.
 
Qual o valor da mensalidade de um curso do IFMT? 
Os cursos são gratuitos. Não há cobrança de mensalidade. O IFMT é uma instituição pública.
 
Quando começam as aulas? 
A data de início das aulas é informado no CALENDÁRIO ACADÊMICO, documento publicado anualmente pelo Campus e atualizado sempre que necessário.
 
Quais são os cursos disponíveis?
O IFMT oferece diversos cursos. No Campus Sorriso, atualmente são ofertados os seguintes cursos:
- Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio;
- Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio;
- Curso Superior de Bacharelado em Engenharia Agronômica;
- Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental;
- Curso Superior de Tecnologia em Produção de Grãos;
- Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização em Docência no Ensino Superior.
 
Como faço para estudar no IFMT? 
A seleção de estudantes é feita por meio de processos seletivos, como o vestibular. Cada seleção tem suas regras previstas em edital próprio, e sua publicação não segue um calendário fixo. Nos editais estão presentes as informações sobre como é feita a seleção, onde se inscrever, datas de provas e divulgação de resultados, etc. Para verificar os editais internos abertos no Campus Sorriso, acompanhe a página de EDITAIS DO CAMPUS, disponível no menu PROCESSO SELETIVO. Para verificar os editais gerais do IFMT (como os dos vestibulares, por exemplo), acompanhe a página de seleção do IFMT: selecao.ifmt.edu.br.
 
Quando e onde sai o resultado da prova de seleção de estudantes? 
Cada seleção tem suas diferentes etapas previstas por meio de edital. No edital encontram-se as datas importantes da seleção, bem como informações sobre onde serão publicados os resultados. Para detalhes consulte o edital do processo seletivo para o qual se inscreveu.
OBS: Alguns editais apresentam correções (erratas) ou complementos (editais complementares) que normalmente são publicados no mesmo local que o edital original. Fique atento a esses documentos também, pois eles tratam de assuntos importantes referentes ao processo seletivo em questão. O cronograma inicial pode, por exemplo, sofrer alterações decorrentes desse tipo de documento.
 
Passei no vestibular. E agora? 
As datas correspondentes ao período de matrículas e os documentos necessários para efetivar sua matrícula estão disponíveis no edital do processo seletivo para o qual você tenha participado. Fique atento para não perder os prazos. Se a matrícula não for efetivada nos termos previstos em edital você pode perder a vaga. Caso o edital não informe a data de início das aulas, essa informação pode ser solicitada no ato da matrícula ou mediante consulta ao calendário acadêmico.
 
O que quer dizer "excedente" no resultado final do vestibular?
Quer dizer que você não está habilitado para a matrícula neste momento, mas que você pode acompanhar as listas de chamada do Campus referentes ao edital do qual você tenha participado. Dependendo da sua classificação, você pode ser chamado para fazer sua a matrícula em "chamadas adicionais" (2ª Chamada, 3ª Chamada, etc.). Essas chamadas buscam preencher vagas remanescentes geradas por candidatos aprovados no vestibular mas que não concluíram a matrícula em 1ª Chamada dentro das condições estipuladas no edital.
 
Quando abrem as inscrições para o Ensino Médio?
Cada seleção tem suas regras previstas em edital próprio, e sua publicação não segue um calendário fixo. Se você busca estudar no IFMT, acompanhe a página de seleção (selecao.ifmt.edu.br) para os processos seletivos principais e a página de EDITAIS DO CAMPUS para eventuais editais de vagas remanescentes no Campus Sorriso.
 
A escola tem alojamento para estudantes?
O IFMT Campus Sorriso não dispõe de alojamento.
 
Como funciona a política de cotas nos processos seletivos de estudantes?
No momento da inscrição no Processo Seletivo, o candidato deverá optar pela participação por meio da Política de Ações Afirmativas (Cotas) ou pela Ampla Concorrência. As cotas são previstas em lei, e levam em conta se o Ensino Fundamental foi cursado integralmente em escola pública; se a renda familiar é igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita; se o candidato é pessoa com deficiência; ou ainda se ele se autodeclara preto, pardo ou indígena. Cada uma dessas condições e ainda a combinação delas entre si resultam em 10 perfis diferentes de candidatos. Clique aqui para conhecer melhor a metodologia de distribuição das vagas nos processos seletivos do IFMT dentro da Política de Ações Afirmativas.
início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Sorriso

Av. dos Universitários, 799, Bairro: Santa Clara - CEP: 78.895-150

Telefone: (66) 3545-3700

Sorriso/MT