Projetos de Extensão 2020 - Um Protótipo de Software para a Gestão da Produção e da Venda no Contexto de Cooperativas em Agricultura Familiar

Resumo

A Agricultura Familiar está presente na alimentação das famílias brasileiras sendo a base econômica de arranjos produtivos locais em diferentes regiões do Brasil. Apesar disso, o pequeno produtor tem dificuldades porque além de cultivar e vender sua produção necessita de ações para gerir seu negócio. As cooperativas surgem para superar algumas das limitações individuais dos pequenos produtores. Todavia, apesar da existência das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) que possibilitam novas formas de gestão e comercialização, as cooperativas ainda continuam enfrentando problemas com ausência de sistemas para controle financeiro, ineficiência dos sistemas de gestão da qualidade e a falta de planejamento da produção nas propriedades rurais, bem como a ausência de um canal de comunicação efetivo com os associados. O município de Sorriso-MT, considerado a capital do agronegócio, apresenta esse mesmo panorama para a Agricultura Familiar e contrasta diferentes realidades entre grandes e pequenos produtores. Nesse contexto, o presente projeto de extensão objetiva desenvolver um protótipo de aplicação de software para a gestão de cooperativas inseridas contexto da Agricultura Familiar que subsidie o controle e a venda da produção dos pequenos agricultores associados. O sistema deve conter interfaces úteis para: o pequeno agricultor familiar, a cooperativa e o cliente. A metodologia adotada contém etapas da Engenharia da Usabilidade. Durante a realização do projeto serão alcançadas: 1 cooperativa, 64 pequenos agricultores familiares e 3 supermercados. A expectativa é desenvolver um sistema útil, simples e que seja referência nacional na gestão da Agricultura Familiar.