Pesquisa > Projetos > Edital 065/2014/PROPES/IFMT > PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE PESQUISA-AÇÃO COM CRIANÇAS

Título do Projeto: PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE PESQUISA-AÇÃO COM CRIANÇAS

Coordenadora: Liandra Cristine Belló Grösz

RESUMO

As modificações ambientais estão diretamente ligadas à forma com que cada indivíduo percebe o ambiente. Como a educação ambiental (EA) vem sendo incorporada como uma prática inovadora em diferentes âmbitos, o estudo pretende desenvolver ações de educação ambiental com crianças pré-escolares de uma creche da rede municipal de Sorriso, Mato Grosso. Sendo uma dimensão da educação, a EA é um processo educativo que visa formar cidadãos éticos nas suas relações com a sociedade e com a Natureza. Dessa forma, planejam-se encontros como ferramenta para os trabalhos de EA, que contenham propostas de caminhadas na área verde do Parque Ecológico para abordagens dos conceitos biológicos e ecológicos do solo, fauna e flora, palestras que trabalhem assuntos como higiene e cuidados com o organismo, atividades físicas e brincadeiras que estimulem a importância do esporte, leituras de histórias que tenham como temática a conservação à todas as formas de vida, bem como desenhos e pinturas  sobre a concepção  que os  escolares têm sobre meio ambiente. Esta pesquisa-ação gera conhecimento articulado e capacidade prática de enfrentar as dificuldades identificadas, pois o grupo implicado nestas ações, executa, acompanha e as avalia. Para tal, a proposta contará com o apoio e execução de profissionais das áreas de humanas, biológicas, linguagens, alimentos e das ciências da terra pertencentes ao quadro de servidores do Campus Sorriso. Espera-se que o estudo, por meio do intercâmbio de saberes e possibilidades, contribuam para desenvolver nas crianças atitudes de cuidado com o meio onde vivem, proporcionando oportunidades de aquisição de conhecimentos, valores, atitudes e interesse para protegê-lo e melhorá-lo.

Palavras – Chave: Educação, Percepção ambiental, IFMT

Arquivos relacionados