Campus Pontes e Lacerda recebe intercambista; 11 estudam no IFMT em 2022

Publicado por: Reitoria / 13 de Setembro de 2022 às 07:58

Onze estudantes internacionais estão matriculados em cinco campi do IFMT no ano letivo de 2022/2.

O IFMT Campus Pontes e Lacerda - Fronteira Oeste recebeu na segunda-feira (12), a estudante internacional Marina Del Carmen Iturra, vinda do Chile, para um programa de intercâmbio estudantil. Além dela, outros dez estudantes estrangeiros estão matriculados em cinco campi da instituição.

Essa acolhida de estudantes internacionais faz parte do projeto de internacionalização do IFMT e conta com a parceria entre os Institutos Federais do Brasil e a AFS Intercultura Brasil, uma organização que oferece intercâmbios acadêmicos para todas as idades.

A equipe da área internacional do IFMT está feliz com a chegada da nova estudante e espera que esse seja um ciclo de muito aprendizado para todos. Marina vai ficar estudando no Brasil até julho de 2023, quando se espera que conclua seu intercâmbio com êxito e conhecimento.

"Quando recebemos alunos internacionais um mundo cheio de possibilidades educacionais se abre, e com ele podemos conhecer o mundo sem sair de casa. Aprendemos muito e também ensinamos, e quem mais ganha com isso são os nossos alunos, que adquirem a consciência do que é ser um cidadão global," relata a embaixadora de Relações Internacionais do IFMT, a servidora Jezisbel dos Santos Souza.

Em abril deste ano o campus recebeu outra estudante internacional, a italiana Daria Miele, que retornou ao seu país recentemente cumprindo seu intercâmbio estudantil e levando na bagagem conquistas e muito aprendizado.

Nos demais campi dez intercambistas de quatro países estão matriculados no ano letivo 2022/2. São eles:

Finlândia: Vanessa Martens (Sinop)
Dinamarca: Catarina Gauguin (Barra do Garças)
Itália: Dario Battaglino (Barra do Garças)
Itália: Emanuele Zanna (Sinop)
Dinamarca: Rosalia Petrin (Sinop)
Itália: Giulia Artero (Campo Novo dos Parecis)
Itália: Miryam Biganzoli (Barra do Garças)
Itália: Benedetta Greco (Sinop)
Chile: Marina Alvarez (Pontes e Lacerda)
Itália: Sara Lillo (Sorriso)

Há previsão de mais recebimentos de alunos estrangeiros, bem como suporte ao aluno de mobilidade estudantil, visando fomentar práticas pedagógicas para fortalecimento da área internacional do IFMT.