Projeto do IFMT registra mais de 20 espécies de morcegos em matas urbanas de Sorriso

Publicado por: Campus Sorriso / 3 de Junho de 2016 às 15:26

A diversidade de morcegos em remanescentes florestais urbanos do município de Sorriso é tema de um projeto de pesquisa conduzido por um pesquisador do IFMT. Com o auxílio de acadêmicos do curso de Engenharia Agronômica, o pesquisador Sérgio Gomes da Silva, que também é professor do IFMT, já identificou mais de 20 espécies de morcegos, de hábitos frugívoros, insetívoros, onívoros e nectarívoros.

Segundo o pesquisador, ambientes florestais urbanos tem um papel importante nos ecossistemas. “Boa parte desses morcegos estão atuando como polinizadores, dispersores de sementes e controladores de população de insetos”, explica.

O projeto recebe recursos por meio do edital 046/2015, que abriu seleção para até 134 projetos em todas as unidades do IFMT. O relatório final dos projetos selecionados por esse edital deverá ser entregue até o dia 30 de setembro de 2016.