Professora titular: prof. Ana Paula é a primeira docente do Campus Sorriso a alcançar o topo da carreira

Publicado por: Campus Sorriso / 27 de Outubro de 2023 às 11:42

No ano em que a O IFMT Campus Sorriso comemora seus 10 anos, mais um marco histórico entra para os registros da instituição de ensino federal. Após a avaliação de uma banca aconteceu a promoção da primeira docente da unidade à classe de professor titular: a prof. Dra. Ana Paula Encide Olibone, que atua na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica desde 2009, quando começou sua carreira no IFSP, de onde foi redistribuída para o IFMT Campus Sorriso no ano de 2013.

Paulista, filha de agricultores, ingressou na graduação em Agronomia no ano de 1998 na Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp, campus de Ilha Solteira, concluindo o curso nem 2002. Na mesma universidade, no campus de Botucatu, obteve os títulos de Mestre em Agronomia no ano de 2005 e de Doutora em Agronomia no ano de 2008, ambos direcionados ao campo da Agricultura.

Em sua experiência profissional como pesquisadora e docente destacam-se trabalhos que se relacionam com solos, rotação de culturas, fitotecnia e sistemas de produção para o cerrado. Atuou nos primeiros anos de atividade de três unidades da Rede Federal, período que geralmente é marcado nessas instituições por desafios relacionados à estrutura física, orçamento, tamanho de equipes e implantação de novos cursos.

No Campus Sorriso, a Dra. Ana Paula foi uma das pessoas incumbidas de dar forma ao curso superior de Bacharelado em Engenharia Agronômica, implantado em 2015, sendo a primeira coordenadora do curso. Além disso atuou em mais de 20 projetos de pesquisa, orientou mais de 30 trabalhos de iniciação científica e participou de mais de 20 bancas avaliadoras de trabalhos de conclusão de cursos de graduação, entre outras atividades (currículo completo disponível neste link).

Perguntada sobre o caminho percorrido nesses 14 anos de trabalho na Rede Federal, a professora conta que sua dedicação focou mais nos desafios e nas oportunidades do cotidiano do que no status que poderia alcançar na carreira. “A instituição tem muitas oportunidades. Acho que aproveitar as oportunidades, trabalhar com seriedade, cumprir com a minha obrigação... gostar realmente de fazer o que eu estava fazendo. Eu aproveitei as oportunidades não com foco de chegar a titular. Quando eu vi, aconteceu”.