Parceria entre IFMT, Seduc e prefeitura: Estudantes do Ensino Médio começam aulas de Curso Técnico em Agropecuária em Nova Ubiratã

Publicado por: Campus Sorriso / 7 de Fevereiro de 2024 às 09:54

Estudantes de uma turma de primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual 19 de Dezembro, no município de Nova Ubiratã, participaram, na tarde desta terça-feira (06), da aula inaugural que marca o início de suas atividades em uma formação complementar que os acompanhará ao longo do Ensino Médio: o curso técnico em agropecuária.

Com 36 alunos matriculados, o curso é resultado de um convênio entre a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso, mediado pela Fundação Uniselva, e que conta com a parceria da Prefeitura Municipal.

A modalidade desse tipo de curso técnico é chamada de “concomitante”. Nela os estudantes ficam matriculados em duas escolas ao mesmo tempo: na escola estadual, responsável pela formação regular do Ensino Médio, e no IFMT, responsável pela formação técnica que ocorrerá em dias e horários específicos na jornada escolar, e as aulas acontecem em um único endereço: a escola 19 de Dezembro. A Prefeitura, por sua vez, apoia o curso com suporte logístico às atividades que serão desenvolvidas.

“São instituições que somaram esforços para tornar essa turma uma realidade. O Campus Sorriso é uma unidade relativamente nova, acabamos de comemorar nossos 10 anos de existência, mas com o envolvimento desses parceiros já conseguimos fazer a oferta de cursos em outros municípios. Além de Nova Ubiratã, que já formou uma turma de técnicos em Agropecuária no final do ano passado, temos também uma parceria no município de Cláudia”, explicou aos estudantes o diretor geral do IFMT Campus Sorriso, Claudir von Dentz.

De acordo com a coordenadora do curso técnico, prof. Juliana Gervasio Nunes, a primeira disciplina que o IFMT ofertará no curso será conduzida pelo prof. Dr. Élio Barbieri Junior. Às autoridades públicas e aos estudantes presentes na solenidade de abertura das atividades da turma, ela apresentou um resumo do currículo do docente, que é médico veterinário com doutorado na área de Zootecnia e pós-doutorado nas áreas de Fisiologia Vegetal e Ciência do Solo.

Para o prefeito de Nova Ubiratã, Edegar José Bernardi, a área atendida pelo curso é uma área estratégica para o desenvolvimento do município. A parceria com o IFMT dá condições para que os estudantes sejam inseridos no mercado sem as dificuldades e preocupações que acompanham os estudantes e suas famílias quando o processo de profissionalização acontece longe de casa.

Ele, o vereador Fabio Cavalcante e outras autoridades locais pontuaram, em suas falas, passagens marcantes em suas histórias pessoais na busca por capacitação e por espaço no mercado de trabalho em circunstâncias onde essas oportunidades eram escassas ou inexistentes na região em que viviam.

A diretora regional de educação da Seduc/MT, Cristiane Perinazzo falou aos estudantes sobre o impacto que o Ensino Médio, por si só, já tem na transformação de vidas e destacou a importância de parcerias, como essa com o Instituto Federal, para a ampliação das oportunidades que os estudantes encontrarão após essa etapa de ensino.