Os termos mais comuns da pandemia e seus (novos) significados

Publicado por: Campus Sorriso / 10 de Agosto de 2021 às 08:03

Pesquisadores de 14 instituições, entre elas o IFMT, se uniram para criar uma enciclopédia digital com o intuito de “traduzir” expressões comuns nos textos que tratam sobre a Covid-19. A Enciclopédia Discursiva da Covid-19 foi desenvolvida por membros do Laboratório de Estudos Epistemológicos e Discursividades Modais (LEEDiM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com o assessoramento de profissionais de outras áreas da própria universidade e apresenta, em linguagem acessível, definições técnicas para o significado de termos como “tratamento precoce”, “isolamento social” e “quarentena” no contexto da pandemia.

O trabalho faz parte de um projeto de extensão coordenado pelos professores Fernanda Castelano Rodrigues e Roberto Leiser Baronas, da UFSCar. A ação tem o apoio de 21 estudantes de graduação em iniciação científica, de mestrado, de doutorado e outros pesquisadores que compõem o LEEDiM.

“Nós percebemos expressões com sentidos intercambiáveis, termos que surgiram, e termos que foram retomados com uma nova significação. Listamos esses termos e selecionamos os mais recorrentes para desenvolvermos os verbetes”, explica a professora Terezinha Ferreira de Almeida, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso, uma das colaboradoras do projeto.

A proposta da enciclopédia teve início em 2020, em um período no qual as publicações confiáveis sobre a pandemia estavam dispersas no mundo virtual, muitas vezes soterradas pelas chamadas “fake news”. Um dos objetivos da ferramenta, segundo a pesquisadora, é “se constituir como uma fonte de pesquisa para pessoas comuns. Então, o leitor que estiver procurando o termo ‘tratamento precoce’ e, com muita felicidade, cair na página da enciclopédia, vai encontrar uma definição simples e completa sobre isso”.

No momento a página da enciclopédia apresenta 15 verbetes: "tratamento precoce", "fake news", "vacina", "isolamento social", "distanciamento social", "quarentena", "pandemia", "Covid-19", "cloroquina", "linha de frente", "achatar a curva", "morte por Covid-19", "testar positivo", "novo normal", e "fique em casa". Além desses, há expectativas para a inclusão de novos termos na página do trabalho. O conteúdo é hospedado em um hotsite, que pode ser acessado no endereço: https://www.informasus.ufscar.br/enciclopedia-discursiva-da-covid-19/

Além da enciclopédia, o trabalho também resultou na transmissão de diversos encontros virtuais para debater os termos. Esse conteúdo em vídeo está disponível no YouTube, no canal InformaSUS UFSCar (link para a playlist aqui: https://www.youtube.com/watch?v=SnPTj1JvQtk&list=PL61bpsJ9ChG4iJ8xzbNFtFrvQ0myHJsiE).