No dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo IFMT usa informação para promover inclusão

Publicado por: Campus Sorriso / 3 de Abril de 2024 às 13:24

Estudantes, servidores e visitantes que foram ao IFMT Campus Sorriso nesta terça-feira (02) encontraram uma exposição com informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A seleção e curadoria do material foi coordenada pela pedagoga Katiane Vargens de Oliveira, que é pesquisadora da área e também mãe de uma adolescente autista, e contou com a participação de outros servidores que possuem familiares diagnosticados com TEA.

“Considero que a disseminação de mais informações sobre o TEA é importante para que os autistas conquistem seus espaços na sociedade, bem como convivam com pessoas que os respeitem e compreendam sua realidade”, comenta a pedagoga.

O mural contemplou uma ampla gama de temas que orbitam o TEA, desde sua definição, mitos e verdades e direitos dos autistas, até informações sobre intervenção e diagnóstico precoce, e sobre o que fazer em momentos de crise. Além da exposição, os servidores do campus receberam em seus e-mails textos complementares sobre o assunto.

“Como pai de autista, acho muito válida essa mobilização na unidade escolar. Meu filho já passou por uma escola onde havia uma segregação dos estudantes neurodivergentes dentro de sala de aula, e a gestão da escola não conseguiu dar resposta a esse problema. Hoje ele está matriculado em uma escola melhor preparada, e a diferença é nítida. Os colegas o acolheram bem, o número de crises diminuiu e o interesse pelas aulas aumentou”, comenta o jornalista Dieison Guisolfi, servidor do campus.

A ação realizada no IFMT é alusiva ao Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, celebrado em 2 de abril, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007.

Atualmente o IFMT Campus Sorriso tem dois alunos diagnosticados com TEA e faz o acompanhamento de muitos outros estudantes neurodivergentes, buscando atender cada um dentro de suas especificidades, na medida do possível, com metodologias e avaliações adaptadas, disponibilidade de monitores, quando necessário, e uma sala dedicada ao apoio, que serve como refúgio em momentos de crise.