Lideranças do Médio Norte apresentam Plano de Desenvolvimento Regional ao vice-presidente da república

Publicado por: Campus Sorriso / 21 de Fevereiro de 2020 às 19:32

Na última quarta-feira (19), uma comitiva de autoridades regionais reuniu-se, em Brasília, com o vice-presidente da república, general Hamilton Mourão. No gabinete do vice-presidente, o Sr. Jorge Baldo, representante da Agência Líder de Desenvolvimento Regional do Médio Norte e Norte do Mato Grosso (Agelider), esteve acompanhado do prefeito de Tapurah, Iraldo Ebertz, do presidente da câmara de vereadores de Sorriso, Cláudio Oliveira, e do diretor geral do IFMT Campus Sorriso, Claudir von Dentz.

Durante a audiência com o vice-presidente, o grupo apresentou a Mourão um Plano de Desenvolvimento Regional preparado pela Agência e alicerçado em quatro eixos: Agronegócio; Educação, Ciência e Tecnologia; Infraestrutura; e Modernização da Gestão Pública. A proposta busca atrair investimentos estratégicos que beneficiariam o desenvolvimento social e econômico de 16 municípios da região.

Dada a importância da formação profissional no processo de desenvolvimento econômico de uma região que busca expandir seu processo de industrialização, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso foi incluído nas discussões da Agelider desde os primeiros levantamentos desenvolvidos pela Agência. De acordo com o diretor do IFMT Campus Sorriso, Claudir von Dentz, a participação do IFMT na reunião em Brasília aconteceu a convite da Agelider, principalmente devido à forma como a unidade de ensino federal tem respondido às demandas apresentadas pelos diferentes setores interessados no desenvolvimento da região.

“O Instituto tem sido demandado frequentemente por gestores da região para expandir a oferta de novos cursos e do número de vagas nos cursos já ofertados. Nossa atuação é alinhada aos arranjos produtivos e, na medida do possível, às estratégias do Plano de Desenvolvimento Regional da Agelider, não somente no ensino, mas também na pesquisa aplicada e na extensão tecnológica”, explica von Dentz.