Jornada Científica do IFMT reúne trabalhos científicos, minicursos, palestras e atividades culturais

Publicado por: Campus Sorriso / 11 de Novembro de 2022 às 16:59

Nesta sexta-feira, com a apresentação oral de trabalhos o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso concluiu a sua oitava Jornada Científica de Ensino, Pesquisa e Extensão, a Jocipe 2022, que contou com 03 palestras, 04 oficinas e 13 minicursos, ficando marcada como um evento diferenciado em relação às edições anteriores.

A Jornada teve início na quarta-feira (09), dia em que os participantes puderam assistir a três palestras: uma sobre Empresa Júnior e as oportunidades para o exercício de consultorias técnicas por parte dos estudantes de graduação, outra sobre a urbanização da fauna silvestre no município de Sorriso, além da palestra de abertura do evento, que tratou sobre desafios da Pesquisa e Inovação na Rede Federal e Tecnológica, da qual o IFMT faz parte.

Nos três dias de evento os participantes também puderam acompanhar um grande número de atividades que alcançaram áreas do conhecimento dentro e fora dos eixos tecnológicos nos quais o Campus Sorriso atua.  Nesse contexto, aconteceram minicursos que envolveram desde as técnicas para o cultivo de amendoim no cerrado até uma discussão sobre a poesia de autoria feminina mato-grossense. A relação completa das oficinas e minicursos que foram ofertados nesta Jocipe você confere no final desta notícia.

Entre um minicurso e outro, quem visitou a Jocipe também pôde curtir momentos de socialização preparados com muito carinho pelos organizadores. Karaokê, simulador de voo e até um luau com música ao vivo foram colocados à disposição dos participantes da Jornada.

Na quinta-feira (10) a manhã foi marcada pela realização da Mostra de Alimentos e Bebidas que reuniu alimentos inovadores desenvolvidos pelos estudantes do curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio dentro da temática proposta para este ano, que foi a de alimentos veganos.  Iogurte de goiaba, sorvete de mandioca e geleia de maracujá com pimenta foram algumas das opções que os visitantes da Mostra puderam degustar e aprender sobre como foi o desenvolvimento daquele alimento inovador.

Nas contas oficiais do IFMT Campus Sorriso no Instagram (@ifmt.sorriso) e no Facebook você pode conferir diversas imagens que retratam como foi a Jocipe 2022. O Instituto tenta fazer da Jocipe um evento anual com atividades abertas para a participação de toda a comunidade.

Abaixo, listamos as palestras, oficinas e minicursos que fizeram parte da programação da Jocipe 2022:

Palestras:

• Desafios da Pesquisa e Inovação na Rede Federal e Tecnológica;
  • Oportunidade de exercer consultoria técnica durante a graduação;
  • A urbanização da fauna silvestre em resposta à perda de habitat: aspectos de Sorriso/MT

Minicursos:

• Caminhos e Perspectivas para Química;
  • Noções básicas de Libras;
  • Códigos e Linguagens: Como profissionais de comunicação contam uma história;
  • Matemática para o Enem;
  • Cultivo do Amendoim em condições de Cerrado;
  • A História da canção popular no Brasil;
  • Poesia de autoria feminina mato-grossense: imagens poéticas da escrita contemporânea;
  • Fabricação de bebidas alcoólicas - Teórica;
  • Inovações tecnológicas aplicadas ao setor agropecuário;
  • Interpretação de análise de solo e recomendação de adubação;
  • Gestão Ambiental de empreendimentos rurais;
  • Comercialização de Commodities;
  • Tecnologias para gerenciamento de frota e dados agronômicos.

Oficinas:

• Amostragem de solo para análise agrícola;
  • Organização pessoal e de equipes com Trello e 43 Folders;
  • Desbloqueando o começo do seu texto a partir de técnicas de produção de notícias;
  • Defesa pessoal feminina.

Evento Satélite: Mostra de Alimentos