Inscrições para o vestibular do IFMT terminam esta semana

Publicado por: Campus Sorriso / 29 de Agosto de 2022 às 09:00

Estudantes interessados em ingressar em um curso superior gratuito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) no começo do próximo ano têm até esta sexta-feira (02/09) para efetivar a inscrição no Processo Seletivo da instituição. Em Sorriso o IFMT oferece 35 vagas em cada um de seus cursos superiores, são eles:

- Tecnologia em Gestão Ambiental (curso noturno, com duração de 3 anos);

- Tecnologia em Produção de Grãos (curso noturno, com duração de 3 anos); e

- Bacharelado em Engenharia Agronômica (curso integral, com aulas de manhã e à tarde, com duração de 5 anos)

Apesar da gratuidade dos cursos, a participação no Processo Seletivo demanda o pagamento de uma taxa no valor de R$ 80,00. Estudantes de baixa renda podem solicitar a isenção dessa taxa conforme o regulamento ditado pelo Edital 074/2022. A prova da seleção está prevista para outubro e o resultado do vestibular está previsto para janeiro.

Além das vagas da ampla concorrência e da reserva legal de vagas para pessoas com deficiência, quem cursou todo o Ensino Médio na rede pública pode se inscrever para vagas específicas, reservadas pela política de cotas da instituição, que somam 60% do total das vagas ofertadas no Processo Seletivo.

Conhecidas popularmente como cotas ou listas, essas vagas são subdividas em diferentes perfis. É necessário que os candidatos identifiquem corretamente qual dos perfis de cota representam melhor a sua realidade. Os detalhes sobre a política de cotas estão no item 1.4 do edital.

O edital, o link para inscrições e outras informações sobre o Processo Seletivo para os Cursos Superiores do IFMT estão disponíveis no portal de seleções do Instituto Federal. O endereço é: selecao.ifmt.edu.br.