Início do ano letivo será com aulas presenciais no IFMT Campus Sorriso

Publicado por: Campus Sorriso / 25 de Janeiro de 2022 às 18:11

Na noite da última segunda-feira (24), a comissão local responsável pelo planejamento, implantação e acompanhamento do retorno às atividades presenciais do IFMT Campus Sorriso decidiu pela implantação da “Fase 4” do Plano de Retorno Gradual e Seguro das Atividades Presenciais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso que, dentre as classificações de risco para as atividades presenciais no campus, é a fase que denota o menor nível de gravidade. Já na manhã de hoje (25), a direção geral do campus emitiu uma portaria homologando a decisão da comissão e determinando a progressão do campus para a Fase 4 a partir do dia 01 de fevereiro de 2022, data programada para o início do ano letivo na unidade de ensino federal.

Na prática, a decisão da comissão referenda a retomada integral das atividades presenciais no Campus, uma situação que há meses vinha sendo buscada pela gestão da escola, mas que era impossibilitada até que a situação da pandemia na cidade alcançasse determinados indicadores estipulados por uma norma que foi atualizada na última semana. A notícia tão esperada por servidores, estudantes e pais vem com uma responsabilidade extra a toda a comunidade acadêmica quanto aos cuidados necessários para que esse retorno seja seguro.

Sobre esse assunto, o protocolo de biossegurança da instituição estabelece diversas medidas que permanecem sendo exigidas a todas as pessoas que frequentam os espaços do Campus, entre elas a obrigatoriedade do uso de máscaras, da aferição de temperatura ao adentrar à unidade e a restrição do acesso a pessoas que testarem positivo para a Covid-19, que apresentarem febre e sintomas gripais ou que conviverem com alguém que esteja com o vírus ativo no corpo.

NOVA NORMATIVA

Emitida na tarde do dia 20/01/2022, a IN 02/2022-RTR-GAB/RTR/IFMT fundamentou as “fases” do Plano de Retorno Gradual e Seguro das Atividades Presenciais do IFMT em cinco indicadores: taxa de transmissão comunitária nos últimos 07 dias, ausência ou redução no número semanal de óbitos, capacidade de atendimento da rede hospitalar, execução do programa de vacinação dos profissionais da educação no município e disponibilidade da vacinação para a população geral.

Por isso, mesmo sendo verificado um aumento nos casos ativos no município recentemente, a eficácia da vacinação e a ausência de novos óbitos por Covid-19 há mais de 30 dias no município permitiram condições para o avanço de fase do Campus Sorriso de acordo com o texto da norma atualizada.

Após o início das aulas, a comissão seguirá monitorando os indicadores do município e, havendo uma piora repentina da situação (como o aumento no número de óbitos, aumento das taxas de contágio ou falta de leitos nos hospitais), poderá reunir-se emergencialmente para deliberar se há necessidade de regressão de fase.