IFMT realiza aula inaugural de curso em Nova Ubiratã

Publicado por: Campus Sorriso / 8 de Novembro de 2021 às 10:57

Na manhã de sábado (06), na Câmara de Vereadores de Nova Ubiratã, alunos da primeira turma do curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso naquele município participaram da primeira atividade acadêmica do curso: a aula inaugural.

A atividade é o primeiro dia de aula de qualquer curso, que tradicionalmente toma a forma de um evento no qual os estudantes conhecem melhor a instituição de ensino na qual estão ingressando e recebem as boas-vindas da equipe pedagógica e dos gestores envolvidos com o curso.

Para essa turma, a aula inaugural também contou com a presença de autoridades da Prefeitura Municipal, da Câmara de Vereadores, do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da região, da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, da Agência Líder de Desenvolvimento Regional do Médio Norte e Norte do Mato Grosso (Agelíder), da Empaer/MT e do Banco do Brasil.

Nova Ubiratã é um dos municípios que mais produzem grãos no Brasil e tem uma parcela considerável de sua população (cerca de 30%) envolvida diretamente com a agricultura familiar. “O Instituto Federal tem uma alegria muito grande de estar aqui! Nós somos servidores públicos e sabemos da necessidade do município e de toda a região que o instituto abrange”, comentou o diretor geral do IFMT Campus Sorriso, prof. Claudir von Dentz.

O curso é resultado do envolvimento conjunto de diferentes instituições, e faz parte de um projeto apoiado financeiramente pela Fundação Banco do Brasil (FBB), dentro do qual são previstas ações de capacitação profissional e assistência técnica na agricultura familiar. São signatários do projeto o IFMT e a Empaer/MT, que receberam o apoio das demais instituições citadas e da Fundação Uniselva para executá-lo.

Para o prefeito Edegar José Bernardi, “uma parceria dessa magnitude, é de suma importância para Nova Ubiratã. Ter um curso de uma instituição tão renomada como o IFMT é o sonho de diversos municípios de Mato Grosso, e oferecer capacitação gratuita para a população é um dos caminhos para o desenvolvimento e crescimento da cidade”.

Segundo von Dentz, a formação de parcerias como as envolvidas com o curso de Nova Ubiratã têm viabilizado que a instituição alcance mais municípios. Fora da cidade na qual tem sua sede, o IFMT Campus Sorriso ainda oferta um curso no município de Cláudia/MT, onde também está formando técnicos em agropecuária. Todos os cursos do IFMT são ofertados gratuitamente à população.