IFMT Campus Sorriso sediará workshop sobre biotecnologias no mês de maio

Publicado por: Campus Sorriso / 8 de Março de 2018 às 12:59

“O futuro é Bio”. Essa é a premissa que norteará um evento sobre biotecnologias que acontecerá no IFMT Campus Sorriso na primeira quinzena do mês de maio deste ano. A ação foi divulgada na última semana, no Sindicato Rural de Sorriso, durante a apresentação do projeto de pesquisa “Sistema de inteligência e gestão territorial de biomassas, resíduos e efluentes para uso energético e agroindustrial na região de Sorriso – MT”, liderado pelo pesquisador Dr. Bruno Galveas Laviola, da Embrapa Agroenergia. A ideia tem o apoio do Instituto Federal de Mato Grosso, da Fundação Sorriso, da Embrapa Agroenergia e da Agência Brasileira para o Desenvolvimento da Indústria (ABDI) e deve acontecer no auditório do IFMT.

A proposta do workshop é demonstrar para empresários e pesquisadores da região os diferentes potenciais para aumento de rendimentos, diversificação de produtos e desenvolvimento sustentável a partir do desenvolvimento e da aplicação de tecnologias voltadas aos derivados orgânicos do agronegócio. Um exemplo é a pesquisa do Dr. Laviola, que será oficialmente lançada durante o evento. Nela, o pesquisador propõe a criação de um banco de dados que traga detalhes sobre a biomassa disponível na região.

Conforme apresentação feita pelo pesquisador, o sistema deve contribuir para a economia local como um dos instrumentos para estudo de viabilidade para implantação de agroindústrias interessadas em tipos específicos de biomassa. Uma vez implantada nesse contexto, uma indústria assim criaria uma demanda para aquisição desse material de agricultores da região, agregando valor a produtos e subprodutos da atividade rural e agroindustrial. De acordo com Laviola, o projeto é um piloto que tem até 3 anos para ser validado, e é financiado a partir de um modelo de colaboração que envolve o setor público e o setor privado. O elo entre esses dois espaços é a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), uma organização que visa promover P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) para indústrias no Brasil.

Diversos servidores do IFMT Campus Sorriso participaram da apresentação no Sindicato Rural. Além do diretor-geral da unidade de ensino, Prof. Claudir von Dentz, a instituição também foi representada pelos coordenadores de Pesquisa e Inovação (Prof. Liandra Cristine Belló Grösz); de Extensão e Relações Empresariais (Dácio Olibone); da Fazenda Experimental (Thiago Rizzi); pelo grente local da Ativa Incubadora de Empresas do IFMT (Élio Barbieri); e pelo técnico em agropecuária Márcio José da Costa Araújo. Para o diretor geral do Campus, "o evento representa uma oportunidade ímpar para acadêmicos e pesquisadores do IFMT, pois tratará de uma tendência mundial em pesquisa, inovação e desenvolvimento, a saber: a conversão da biomassa e dos resíduos da atividade agropecuária em biocombustíveis e diversos outros produtos com potencial energético. A Embrapa Agroenergia atua há mais de 40 anos pesquisando o tema da agroenergia. E essa parceria certamente aproximará as instituições e oportunizará a todos nós o conhecimento sobre as possibilidades de soluções inovadoras para a Agroenergia e as potencialidades da nossa região nesse seguimento", conclui von Dentz.