início do conteúdo

IFMT Campus Sorriso inicia ciclo de palestras sobre gestão de resíduos sólidos na próxima terça-feira

Publicado por: Campus Sorriso / 8 de Junho de 2019 às 08:03

O auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso recebe, na próxima terça-feira (11), o arquiteto e urbanista Ernani Guimarães, que ministrará a palestra “Eu Reciclo”, voltada a acadêmicos dos cursos superiores de Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Produção de Grãos do IFMT Campus Sorriso. 

A palestra é a primeira das seis que compõem o ciclo do projeto de Extensão “Educação Ambiental, Política Nacional de Resíduos Sólidos e Reaproveitamento de papel no campus Sorriso”, vinculado ao Edital nº 28/2019 – RTR-PROEX/RTR/IFMT.

  

Sobre o projeto:

Iniciado em maio e com previsão de ser concluído até novembro deste ano, o projeto de Extensão “Educação Ambiental, Política Nacional de Resíduos Sólidos e Reaproveitamento de papel no campus Sorriso” tem o objetivo principal de “fomentar, no ambiente escolar, uma discussão sobre o problema da disposição incorreta dos resíduos sólidos, bem como fazer a reutilização do papel descartado utilizado nas impressões”. A iniciativa é coordenada pela professora Vanessa Cristina Silva Vieira, e tem como bolsista a acadêmica Pamella Potrich Carvalho de Souza, do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. 

O projeto prevê um ciclo de 6 palestras distribuídas em três eixos:

- Conhecendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS);
- Conhecendo como é feito atualmente o gerenciamento dos resíduos sólidos no município de Sorriso e os projetos futuros da atual administração para esse tema;
- Conhecendo alternativas para implementação de princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e o trabalho da Associação Sorriso de Catadores de Materiais Recicláveis – ASC.

Até sua conclusão, esse projeto de extensão também promoverá o reaproveitamento do lixo de papel produzido por meio de impressões. “Pretende-se, com tais ações, sensibilizar a comunidade escolar do campus Sorriso sobre a necessidade de implementação dos princípios da PNRS, fomentando a discussão necessária para emergência de ideias que estimulem tomadas de decisão dentro e fora do campus”, explica a professora Vanessa.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Sorriso

Av. dos Universitários, 799, Bairro: Santa Clara - CEP: 78.895-150

Telefone: (66) 3545-3700

Sorriso/MT