IFMT Campus Sorriso abre atividades com nova modalidade de curso técnico no município de Cláudia

Publicado por: Campus Sorriso / 27 de Julho de 2023 às 07:43

A unidade de ensino federal oferecerá a formação técnica em Agropecuária na modalidade concomitante

Na tarde da última terça-feira (25), na Escola Estadual Manoel Soares Campos, representantes da escola, da Prefeitura Municipal de Cláudia e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso lançaram oficialmente as atividades do curso técnico em Agropecuária ofertado na modalidade concomitante.

Nessa modalidade, os estudantes ficam vinculados a duas escolas, ao mesmo tempo, ao longo do Ensino Médio: A escola estadual, que ensina o currículo comum do Ensino Médio, com as disciplinas convencionais para esse ciclo, como Matemática, Química e Biologia, por exemplo; e a unidade de ensino federal, que oferece formação técnica, nesse caso, a formação em Agropecuária.

“Nós vamos entrar com 1200 horas de conteúdo técnico dentro do itinerário formativo. A gente proporciona, além do professor em sala de aula, com aulas teóricas, também visitas técnicas e aulas práticas, que ficam a cargo de cada professor e conforme características de cada disciplina”, explica Ritielly Senigalia, coordenadora ajunta dos cursos concomitantes do IFMT Campus Sorriso.

Essa é a primeira oferta que o IFMT Campus Sorriso faz dentro dessa modalidade de ensino desde o começo de suas atividades em 2013. Como os cursos concomitantes integram duas escolas de redes distintas, isso só se tornou realidade devido a uma parceria do IFMT com a Secretaria Estadual de Educação, por meio de um projeto para a oferta de cursos técnicos de nível médio intercomplementares no itinerário da Formação Técnica e Profissional seguindo as diretrizes do novo modelo de Ensino Médio.

Prestigiando a aula inaugural do curso, o prefeito Altamir Kurten comenta que a sociedade e a administração pública do município estão mobilizadas para que a aproximação entre as instituições de formação profissional e a comunidade claudiense seja cada vez mais acentuada.

“A gente sabe que o IFMT oferece mais ainda”, argumenta, citando outras modalidades de ensino que o IFMT tem tradição em oferecer a nível de estado mas que ainda não foram ofertadas no município pelo Instituto, “então nós vamos dar o primeiro passo e, com certeza, o segundo, o terceiro, o quarto e assim sucessivamente. Porque é necessário conhecimento e profissionalização dos nossos alunos, dos nossos trabalhadores. É essencial para o desenvolvimento justo”.

Elias Massuia Silva, diretor da Escola Estadual Manoel Soares Campos, também acredita que a presença do IFMT no município, por meio do Campus Sorriso, traz consequências muito positivas para Cláudia. “Nós estamos com a expectativa - e falo nós, comunidade, como um todo, nesta expectativa boa - no sentido que trará profissionais para o município, e espero que novos cursos sejam renovados.”

O diretor do Campus Sorriso, prof. Claudir von Dentz comenta que a marca IFMT herda uma tradição de mais de um século de expertise. As unidades da rede já foram conhecidas como Cefets, Escolas Agrotécnicas e ETPs.

“Em Mato Grosso nossa instituição, por exemplo, tem campus com mais de 100 anos de existência, com todo um aparato, uma estrutura, uma tradição dentro desse campo da formação profissional e técnica. E o Campus de Sorriso, mais jovem. Tem dez anos de existência, mas já está se consolidando, também, como um campus de excelência no trabalho de formação, de pesquisa e de extensão rural”.