IFMT apoia capacitação de multiplicadores em Bioeconomia para a Amazônia legal

Publicado por: Reitoria / 10 de Abril de 2023 às 17:08

Foram elaboradas propostas de currículos de EPT para cadeias prioritárias como produtor de melipônia, trabalhador na produção de mudas e sementes do pequi, operador de produção de carnes e derivados, produtor de licores, processamento de frutas e hortaliças e produtor agropecuário para bioeconomia.

A oficina presencial “Elaboração de currículos para educação profissional e tecnológica (EPT) nas cadeias de valor da Bioeconomia, conforme os Itinerários Formativos de Qualificação Profissional”  foi realizada no Campus Alta Floresta do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), nos dias 29, 30 e 31 de março.

A atividade, uma capacitação de 20 docentes de 12 campi do IFMT, integra o Projeto de Cooperação Internacional Profissionais do Futuro - Competências para a Economia Verde - Edital Setec/MEC nº 94/2022.

A formação é promovida pela Agência de Cooperação Internacional alemã (GIZ), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Senai Nacional. De Mato Grosso, foram selecionados 20 professores, sendo 10 do IFMT e 10 ligados à Escola Técnica Estadual de Alta Floresta (ResultadoFinaldoEditaln94.pdf (www.gov.br)).

Durante a oficina foram trabalhados itinerários formativos da EPT para a bioeconomia do estado.

O coordenador de Educação Profissional na Amazônia, Marcelo Nunes explicou que os docentes elaboraram propostas de currículos de EPT para cadeias prioritárias como produtor de melipônia, trabalhador na produção de mudas e sementes do pequi, operador de produção de carnes e derivados, produtor de licores, processamento de frutas e hortaliças e produtor agropecuário para bioeconomia.

A iniciativa é conduzida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação – Setec/MEC, por meio da cooperação técnica “Educação profissional para desenvolvimento econômico verde e empregos”, com apoio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ – GmbH e execução da GOPA Worldwide Consultants GmbH, cooperando, no âmbito do Projeto “Profissionais do Futuro – Competências para a Economia Verde” -  (www.gov.br).

Projeto Profissionais do Futuro

Tem o objetivo de aumentar as perspectivas de emprego dos egressos e egressas da EPT em setores de sustentabilidade da economia brasileira. Para isso, busca o desenvolvimento e a implementação de novos cursos e conteúdo, em diferentes níveis educacionais, voltados a setores relacionados à economia verde, a partir de conceitos e currículos elaborados com participação ativa do setor produtivo; e, ainda, aumentar a produtividade de setores de sustentabilidade da economia brasileira a partir da formação de cidadãos aptos a contribuir com o desenvolvimento produtivo e negócios relacionados às cadeias de valor e produtivas da Amazônia Legal.

Chamada Pública: Capacitação de Multiplicadores em Bioeconomia para os 9 estados da Amazônia Legal

Busca selecionar Instituições que ofertam a educação profissional e tecnológica com atuação nos estados da Amazônia Legal, para participação no Curso de Multiplicadores em Bioeconomia para a Amazônia Legal e, posteriormente, junto à instituição de origem, implementar Itinerários Formativos para qualificação profissional de trabalhadores nas cadeias produtivas e de valor da Bioeconomia, conforme o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos – CNCT (Catálogo Nacional de Cursos Técnicos | CNCT (mec.gov.br)).

As ofertas de EPT já realizadas e as novas em planejamento devem estar relacionadas à cadeia de valor e produtivas da Amazônia, observado o Arranjo Produtivo Local, tais como: Pesca e Aquicultura, Manejo Madeireiro Sustentável, Turismo, Sistemas Integrados de Produção (ILPF e SAF’s), e Atividades transversais (Controle Ambiental, Energias Renováveis, Administração e Logística).

Contribuição do IFMT

Para o docente do campus Cuiabá – Bela Vista, Alencar Garcia Bacardi, a iniciativa permitiu pensar nas particularidades existentes no bioma Amazônico, trazendo os conceitos de bioeconomia e economia verde aos agentes de educação profissional e tecnológica de Mato Grosso.

"Enquanto docente EBTT, foi a primeira vez, em quase 15 anos, que tive a oportunidade proveitosa de contribuir de maneira efetiva para a formação profissional à população da Amazônia Legal,” avaliou.

O próximo passo será a implementação das qualificações e cursos propostos no encontro, que estão em fase de finalização pelas instituições.

“Foram dias de trabalhos intensos para a construção de itinerários formativos/PPCs de qualificação profissional e cursos técnicos específicos à Amazônia Legal, prezando pelo desenvolvimento de atividades sustentáveis, de baixo impacto ambiental e por inclusão das comunidades presentes neste bioma”.