Futuros técnicos em Alimentos apresentam produtos inovadores em Mostra no IFMT

Publicado por: Campus Sorriso / 20 de Outubro de 2023 às 15:58

Na última quinta-feira (19), estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso apresentaram à comunidade 18 produtos inovadores durante a 5ª edição da Mostra de Alimentos e Bebidas organizada pela instituição de ensino federal. Os trabalhos foram desenvolvidos por estudantes dos dois últimos anos do curso técnico em Alimentos, que é ofertado pelo Campus Sorriso de forma integrada ao Ensino Médio.

Além das disciplinas comuns ao Ensino Médio regular, como Matemática, Biologia, Química, História e Educação Física, ao longo do curso de Alimentos os estudantes também aprendem conceitos importantes de tecnologia relacionados a carnes, pescados, ovos, mel, açúcar, álcool, massas, óleos, gorduras, frutas, hortaliças, leite e seus derivados, além de outros conteúdos que envolvem os mais diversos produtos alimentícios presentes nas prateleiras dos supermercados, e a Mostra de Alimentos e Bebidas do IFMT é um espaço para apresentar na prática algo que foi viabilizado a partir desses conhecimentos.

De um composto vegano que mimetiza ovos de galinha até uma margarina de frutas; de picolé de cactos a chips de abóbora, os estudantes colocaram no prato, ou melhor, em uma embalagem adequadamente rotulada - com informações nutricionais e nome comercial para o produto -, ideias que poderiam facilmente estar presentes em uma linha de produção na indústria alimentícia.

Para avaliar a qualidade dos trabalhos foi definida uma banca, formada por professores e técnicos da área de Alimentos. O grupo indicou os três melhores trabalhos, que, posteriormente, foram premiados com medalhas. São eles:

1º lugar: Nice Rice – arroz cremoso instantâneo

2º lugar: Bubble Juice – bebida fermentada à base de frutas