Foguetes, meteoritos e telescópio: Evento organizado pelo IFMT teve programação astronômica no último final de semana

Publicado por: Campus Sorriso / 19 de Setembro de 2023 às 08:34

Estudantes de diferentes municípios mato-grossenses estiveram reunidos em Sorriso no último final de semana para participarem da III Olimpíada Mato-Grossense de Lançamento de Foguetes. O evento, organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso, contou com uma programação diversificada de palestras, oficinas e atividades voltadas às ciências que estão por trás da nossa concepção de universo.

O mote do encontro foi uma competição de lançamentos de foguetes pressurizados fabricados a partir de garrafas PET e outros componentes plásticos, da qual participaram 27 equipes, totalizando 78 estudantes, tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio, representando 9 municípios do estado.

Convidados para participar da Olimpíada, o Clube de Astronomia e Ciências de Rondônia, com professores da Universidade Federal de Rondônia (Unir), trouxe para Sorriso uma exposição de meteoritos e um telescópio, que foi montado no estacionamento do IFMT para que a população pudesse observar os astros.

Além disso, as equipes participantes do evento acompanharam palestras sobre identificação e classificação de meteoritos e sobre o conceito de tempo e o movimento dos corpos celestes. “Eu achei extremamente interessante essas palestras, em si, porque astronomia é uma área pela qual eu tenho certo apreço”, comenta Victoria Haubrich Giordani, de 15 anos, estudante do primeiro ano do Ensino Médio em Alta Floresta.