Estudantes realizam de Mostra de Solos no IFMT Campus Sorriso

Publicado por: Campus Sorriso / 28 de Junho de 2022 às 10:30

Cambissolos, espodossolos, chernosolos, plintossolos, gleissolos, neossolos, vertissolos... Quem olha pra baixo e só vê terra mal percebe a imensa diversidade dos solos brasileiros. Sobre esse assunto, os estudantes do curso técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso já são orientados logo no primeiro ano a compreenderem a composição e, principalmente, a importância dos diferentes tipos de solo, especialmente para as atividades agropecuárias.

Nesta segunda-feira (27), durante a Mostra de Solos conduzida pelas professoras Ana Paula Encide Olibone e Luciana Monteiro de Campos, 23 grupos de estudantes do IFMT apresentaram estudos a respeito do tema. Jovens como Thaisa de Oliveira, 16, e John Weslley, 15, ambos do 1º ano A do curso técnico em Agropecuária, que pesquisaram a fundo sobre um determinado tipo de solo e demonstraram o que aprenderam a professores e alunos que visitaram a Mostra realizada no auditório do Instituto Federal.

Na entrada do evento, um cartaz fala sobre algumas das diferentes funções do solo, como a ciclagem de nutrientes, a retenção e purificação da água, a regulação climática e o sequestro de carbono. “Eu ajudei a fazer”, comenta Thaisa, com orgulho. Dentro do auditório, ela e John, além de outros colegas de turma, demonstraram as diferentes manifestações dos chamados “organossolos” na natureza.

Os dois escolheram o curso técnico em Agropecuária devido ao incentivo de familiares. Para John, a motivação ao estudo das ciências agrárias veio do tio Geidivan, que também é aluno do IFMT. Já para Thaisa a escolha do curso foi influenciada pelo irmão que trabalha em uma fazenda.

A Mostra de Solos é uma pequena parte da imersão de conhecimento aplicado proporcionada nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio ofertados pelo IFMT, que são cursos nos quais os estudantes aprendem uma profissão ao mesmo tempo em que cursam as disciplinas regulares do Ensino Médio. No curso de Agropecuária ofertado no Campus Sorriso, por exemplo, a matriz curricular prevê conteúdos relacionados à Zootecnia, Mecanização Agrícola, Topografia, Administração Rural, Gestão Ambiental, Agricultura e muitas outras disciplinas da área técnica, além das disciplinas comuns a um curso de Ensino Médio (Português, Matemática, Educação Física, etc).

O formato do curso foi um dos responsáveis para que, mesmo no comecinho do Ensino Médio, e com pouco menos de um semestre de curso, John e Thaisa tenham se encantado de vez pelas ciências agrárias. Ambos já vislumbram o próximo passo em sua jornada acadêmica: cursar Engenharia Agronômica na graduação, de preferência no IFMT Campus Sorriso mesmo.

Sobre o IFMT

O IFMT é uma instituição de ensino pública vinculada ao Governo Federal e oferece cursos gratuitos em diferentes níveis de ensino à população, desde o Ensino Médio, na forma de cursos técnicos integrados, até a pós-graduação. A instituição atua no Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação de forma integrada.

A unidade de Sorriso, localizada no residencial Santa Clara, oferece cursos técnicos integrados nas áreas de Agropecuária e Alimentos e também cursos superiores em Gestão Ambiental, Produção de Grãos e Engenharia Agronômica, além de dois cursos de pós-graduação (Educação Ambiental e Docência no Ensino Superior).

O acesso aos cursos do IFMT acontece de forma similar aos vestibulares das universidades, sendo que a matrícula só acontece após a aprovação em um Processo Seletivo específico, com regras e cronograma próprios.