Estudantes do primeiro semestre de Agronomia do Campus Sorriso vão a campo para analisar biodiversidade da Fazenda Experimental

Publicado por: Campus Sorriso / 23 de Junho de 2016 às 07:36

Na última terça-feira (21) a Fazenda Experimental do IFMT Campus Sorriso recebeu uma aula prática da disciplina de Ecologia e Biodiversidade, do curso de Engenharia Agronômica. Durante dez horas, cerca de 35 alunos participaram de atividades direcionadas à coleta de dados sobre a fauna do local.

Os acadêmicos, que estão no primeiro semestre do curso, montaram armadilhas de queda (pitfall traps) para coleta de dados de artrópodes e redes de neblina para captura de aves. Além disso, utilizaram lagartas artificiais, grãos e ovos de codorna em ninhos artificiais para auferir a taxa de predação em ambientes de borda e de centro florestal.

Outras tarefas desempenhadas pelos estudantes foram a coleta de pegadas de mamíferos a partir de moldes de gesso e a verificação da dinâmica florestal áreas da fazenda delimitadas pelo professor da disciplina para essa finalidade. “Essas atividades possibilitam a proximidade do conhecimento teórico em sala de aula com a execução em atividades em campo, formando, assim, profissionais qualificados para o mercado de trabalho”, avalia o biólogo Sérgio Gomes da Silva, docente do IFMT responsável pela aula.