Estudantes do IFMT se destacam em competição nacional de Matemática

Publicado por: Campus Sorriso / 28 de Dezembro de 2022 às 12:41

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso está celebrando os resultados dos seus estudantes na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Dos 8 estudantes que fizeram a prova da segunda fase da competição, 5 receberam menções honrosas e 1 recebeu uma medalha de bronze.

O medalhista é o aluno Elizier Ariel Pereira, que, entre os estudantes do Ensino Médio de Mato Grosso que participaram da 17ª Obmep, obteve a segunda melhor nota na competição, sendo o melhor resultado entre os estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso. Em 2021 ele também teve destaque na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

As menções honrosas dos estudantes do Campus Sorriso na Obmep foram conquistadas pelos estudantes Pedro Gabriel Saraiva Daniel, Thiago Felipe Palmeira Martins, Gabriel Osório de Oliveira, Juan Carlos da Silva de Castro e Emily Alves da Silva Gonçalves.

A Obmep é uma competição nacional organizada anualmente pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e consiste em duas fases de provas. Na primeira fase, o Campus Sorriso contou com 347 estudantes inscritos.

A professora Rosangela Griep comenta que a participação da escola na Obmep abriu novas oportunidades de aprendizado para os estudantes. “Nós movimentamos grupos de whatsapp com dicas para que os alunos se preparassem para a prova, até porque a gente já sabe mais ou menos quais as linhas que as perguntas abordam. Percebemos aí que os alunos passaram a dar dicas para os demais”, relembra.

Ela detalha ainda que três dos estudantes que receberam menção honrosa estão no primeiro ano do Ensino Médio e que esse resultado é importante pois ainda há mais dois anos em que esses mesmos estudantes poderão participar da competição.