Estudantes do IFMT Campus Sorriso voltam do RJ como campeões em competição nacional de foguetes

Publicado por: Campus Sorriso / 31 de Outubro de 2022 às 11:15

Duas equipes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso estiveram em Barra do Piraí-RJ na última semana, de onde saíram vitoriosos ao participar da 16ª Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) – uma competição na qual estudantes de todo o país lançam foguetes feitos com garrafas plásticas. Na manhã desta segunda-feira (31), a delegação foi recepcionada pela direção do campus que parabenizou os estudantes pelo resultado.

A Mobfog é vinculada à Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) - um evento anual organizado pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). Reunidos em uma pousada no município carioca, os participantes tinham duas oportunidades de lançamento para que seus foguetes pudessem alcançar a maior distância horizontal possível e contabilizar o melhor resultado.

Os resultados são agrupados de acordo com as faixas de distância alcançadas pelos lançamentos. “As maiores médias de lançamento são ouro, as segundas maiores médias são prata, e os lançamentos que correspondem ao bronze recebem uma medalha de menção honrosa”, explica a servidora pública Lucinéia Rosa Soares, que acompanhou a delegação do IFMT na competição. Neste ano a competição reuniu 55 equipes e as campeãs foram aquelas que superaram a marca de 150 m em pelo menos um de seus lançamentos.

Representado por duas equipes, o Campus Sorriso contabilizou seus melhores lançamentos com 200,7 m e 197 m, o que resultou em dois troféus de campeões para a delegação.

“Foi uma experiência única e diferente na vida”, comenta a estudante Maria Gabriela Rosa Soares, da equipe “Os Cenouras”. Ela conta que o aprimoramento do foguete e do sistema de lançamento fez uma diferença significativa entre o lançamento classificatório (feito no mês de maio) e o resultado obtido em Barra do Piraí. “No primeiro a gente fez 161 metros, e lá a gente fez 197”, detalha.

“Lançar, lançar, lançar”, relembra Matheus Gabriel Canal Lima, colega de equipe da Maria, sobre os meses que antecederam a competição. “Quando foi ficando mais próximo, a gente foi começando a fazer vários testes. Final de semana, feriado”, comenta o estudante do IFMT.

Na outra equipe sorrisense, Salatiel André Arndt também aproveitou as semanas anteriores à Mobfog para otimizar seu foguete. Para ele, o maior desafio foi encontrar a garrafa plástica mais adequada para o projeto. O trabalho duro resultou em um dos lançamentos campeões e, por consequência, no troféu que ele trouxe para casa: uma réplica do foguete VLS desenvolvido pela Instituto de Aeronáutica e Espaço do Brasil. “Foi muito bom. Eu gostei bastante”, comenta ele sobre a participação na Mostra Brasileira de Foguetes.

Assim como ocorre com a participação em competições esportivas, os estudantes do Instituto Federal são amparados com bolsas de auxílio-evento para não precisarem utilizar recursos próprios para participar de competições científicas como é o caso da Mostra de Foguetes, nem mesmo para a passagem aérea necessária para eventos mais distantes, que é custeada pela instituição. Além disso, o IFMT Campus Sorriso incentiva a participação de seus estudantes na Mobfog especificamente desde 2014.