Estudantes do IFMT Campus Sorriso participam de ação sobre democracia participativa promovida pelo Ministério Público de Mato Grosso

Publicado por: Campus Sorriso / 20 de Maio de 2022 às 10:30

Na última terça-feira (17), aproximadamente 60 estudantes de turmas dos terceiros anos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso participaram do 7º Colóquio sobre democracia participativa, realizado no auditório da Promotoria de Justiça de Sorriso.

A atividade é vinculada ao Projeto Cidadãos com Voz e Vez, do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT). De acordo com o promotor de justiça da 3ª Promotoria de Justiça Cível de Sorriso, Márcio Florestan Berestinas, o diálogo com os estudantes buscou tratar sobre a importância de se conhecer e utilizar os meios constitucionais de democracia participativa.

A democracia participativa acontece por meios como “projeto de lei de iniciativa popular, participação em audiências públicas e nos conselhos de direitos, participação nas conferências sobre políticas públicas, a criação e atuação dos grêmios estudantis e das associações de moradores, a importância de o cidadãos e cidadãs participarem da definição sobre os gastos públicos nas audiências orçamentárias dos projetos de lei orçamentária anual...”, exemplifica o promotor, que conclui que “os estudantes participaram ativamente” do colóquio.