Estudantes do IFMT Campus Sorriso unem conhecimento técnico e solidariedade em ação de páscoa

Publicado por: Campus Sorriso / 6 de Abril de 2023 às 10:51

Um projeto de extensão desenvolvido com uma turma do curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso levou momentos de alegria para crianças atendidas pela unidade da Central Única de Favelas (Cufa) em Sorriso.

A ação começou dias antes, no laboratório de Alimentos do Instituto Federal, onde os técnicos de laboratório Rafael Ponciano Duarte e Vanessa Ferraz supervisionaram os estudantes durante a produção em massa de ovos de chocolate e cri-cri, na qual foram aplicados conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

De acordo com a professora Zaryf Araji Dahroug Pacheco, coordenadora pedagógica do IFMT, a iniciativa partiu dos próprios alunos, que encontraram na equipe do Campus o suporte necessário para colocá-la em prática. “Teve muita gente que doou os ingredientes para a produção desses doces. Vale um agradecimento especial ao próprio Rafael, que trouxe para ação 8Kg de chocolate”, comenta a prof. Zaryf.

A segunda parte da ação, foi a distribuição dos doces produzidos. A escolha da Cufa se deu a partir de um vínculo anterior entre o IFMT e a instituição, construído por meio de um projeto de capoeira desenvolvido pela professora Luciana Monteiro de Campos. Ela, o professor Marcelo Zanella de Arruda e o técnico em audiovisual Helder Silva de Melo acompanharam os estudantes do Instituto em uma tarde de brincadeiras que envolveu 50 crianças atendidas pelo centro comunitário que a Cufa mantém no bairro Vila Bela bem como a equipe que atende esse público diariamente.

Para os estudantes envolvidos na ação, a oportunidade de entregar à comunidade o resultado de seu aprendizado e esforço foi uma experiência gratificante. “Hoje foi um dia que com certeza eu não vou esquecer”, comentou a estudante Cauany Raíssa Martins de Medeiros.