Estudantes do IFMT Campus Sorriso se destacam na maior competição esportiva das instituições federais

Publicado por: Campus Sorriso / 6 de Dezembro de 2022 às 10:40

Mais de 30 delegações de unidades da Rede de Educação Profissional e Tecnológica – da qual fazem parte os Institutos Federais – participaram dos Jogos da Instituições Federais (JIF 2022). A competição reuniu mais de 2 mil atletas em São José do Rio Preto - SP, onde aconteceram disputas em 11 modalidades esportivas.

O Instituto Federal de Mato Grosso esteve presente com uma delegação com estudantes de todos os cantos do estado, que voltaram para casa com um saldo bastante positivo na competição: 13 medalhas de ouro, 12 de medalhas de prata e 11 medalhas de bronze.

O Campus Sorriso contou com estudantes nas equipes do vôlei de praia, tênis de mesa, atletismo e futsal, que trouxeram para a Capital Nacional do Agronegócio uma parte dessa premiação.

No tênis de mesa feminino, o IFMT foi representado pela dupla de Sorriso Ingred Lorrani e Giovanna Vitória, devido ao resultado que elas obtiveram na etapa estadual dos Jogos, disputada meses antes. Em São Paulo, as duas deram show e conquistaram o ouro. “Foi bem diferente. Foi muito mais cansativo, mas também foi incrível! Uma atmosfera sem igual”, comenta Giovanna.

Ainda no tênis de mesa, porém nas disputas individuais, Ingred também se destacou e conquistou uma medalha de bronze. “Tive uma base de como era o jogo de algumas das meninas, porque eu parei um pouco para analisar o jogo e tudo mais, mas foi um pouco mais difícil, por conta de ser o nacional”, afirma.

Sorriso também fez bonito no salto em distância. Na modalidade, o estudante João Vitor Ferraz de Camargo (foto de destaque) alcançou a marca de 6,07m, trazendo para Sorriso a medalha de bronze.

No futsal, a equipe masculina do IFMT também contou com muitos jogadores de Sorriso e, mesmo fazendo 7 gols em uma vitória sobre a equipe do Rio de Janeiro, não conseguiu avançar para a segunda fase da modalidade devido aos resultados de outras duas partidas no mesmo grupo.

No vôlei de praia feminino, a dupla Lindsay e Sofia, também de Sorriso, se manteve na competição até as quartas de final, quando perdeu por 2 sets a 1 contra a dupla do Instituto Federal Sul-rio-grandense.

O professor Fábio Ramirez acompanhou a delegação nos JIF 2022 e conta que foi "uma experiência única", tanto para os servidores que acompanharam os estudantes, quanto para os estudantes. "É uma atividade que você vivencia na prática as questões sociais que você debate em sala de aula, porque o esporte envolve emoções, relações... envolve você saber lidar entre vitórias, derrotas, angústias, alegrias... saber que nem sempre dá para você vencer, mas se você vencer, tem que ter o respeito ao adversário”.