Estudantes de Gestão Ambiental fazem visita técnica em fazenda em Sorriso

Publicado por: Campus Sorriso / 22 de Fevereiro de 2016 às 15:31

Acadêmicos do curso de Gestão Ambiental do IFMT Campus Sorriso participaram, no último sábado (20), de uma visita técnica realizada na fazenda Possamai. A atividade foi acompanhada pelo responsável técnico da propriedade rural, o engenheiro agrônomo Guilherme Aguiar Tuyama.

Durante a visita, os estudantes puderam verificar a aplicação da legislação ambiental e de segurança do trabalho no cotidiano da fazenda. Aspectos como os relacionados à gestão de resíduos, sinalização no local e disponibilidade de EPIs aos funcionários foram alguns dos temas abordados.

A atividade também serviu para identificar a eficácia de soluções adotadas em fazendas similares, como o represamento de água para alimentação de sistemas de irrigação, o uso de forrageiras para cobertura do solo, e aspectos das estruturas destinadas ao abastecimento, à manutenção e à lavagem de veículos e máquinas.

Além disso, o grupo também pôde observar algumas singularidades em relação à gestão operacional do empreendimento, como a restrição de diversas operações em horários em que o consumo de energia elétrica, por regra e/ou por custo operacional, deve ser minimizado.