Elaboração de EIA/RIMA é tema de aula prática no curso de Gestão Ambiental em Sorriso

Publicado por: Campus Sorriso / 8 de Dezembro de 2015 às 14:25

Em 1986, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) publicou uma resolução que sujeitava o licenciamento de atividades “modificadoras do meio ambiente” à prévia elaboração e aprovação de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e relatório de impacto ambiental (RIMA).

Pelo texto, esses dois instrumentos são exigidos em empreendimentos como estradas, ferrovias, portos, aeroportos, gasodutos, usinas hidrelétricas, aterros sanitários, unidades industrais e agroindustriais, entre diversas outras atividades.

No último sábado (05), acadêmicos do quarto e do sexto semestres do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso visitaram um aterro sanitário em Sorriso para entenderem melhor a elaboração do EIA/RIMA, identificar os possíveis impactos ambientais desse tipo de atividade e conhecer as medidas tomadas pela empresa visitada para mitigar o impacto ambiental.

Para o professor Lindomar Kinzler, coordenador do curso, a participação do estudante em atividades práticas amplia a visão que ele tem sobre sua futura profissão “dessa forma, ele tem acesso, além do ensino em sala, do conhecimento técnico, prático e dinâmico que ocorre na esfera ambiental dentro das organizações”, comenta.

Além do coordenador do curso, os 25 estudantes do IFMT que participaram da visita foram acompanhados pelas professoras Simone Salvador (organizadora da atividade) e Juliana Gervásio Nunes.