Educação profissional é um dos temas discutidos no 2º Seminário AGELIDER/CIDESA de Desenvolvimento Regional

Publicado por: Campus Sorriso / 26 de Novembro de 2021 às 11:12

Com foco na discussão da regularização fundiária de assentamentos rurais e glebas públicas federais e dos selos de inspeção municipal sobre alimentos produzidos no campo, as palestras do 2º Seminário Agelider/Cidesa de Desenvolvimento Regional também abordaram um ponto fundamental para o sucesso de iniciativas que buscam transformar a economia de uma região: a capacitação profissional.

O evento, que aconteceu na quinta-feira (25) no Centro de Eventos Ari José Riedi, em Sorriso, contou com a participação de gestores públicos, empresários e técnicos dos municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Alto Teles Pires (Cidesa) e foi organizado pelo consórcio, pela Agência Líder de Desenvolvimento Regional do Médio Norte e Norte de Mato Grosso (Agelider) e Sebrae, com apoio da Prefeitura Municipal de Sorriso e do IFMT Campus Sorriso.

Em sua fala, o presidente da Agelíder, Ari Paulo Geller, destacou que uma das áreas do agronegócio que demanda novos investimentos é a capacitação técnica local para a manutenção em maquinários de última geração, cada vez mais comuns nas lavouras da região. “Tratores com piloto automático, com GPS, tratores direcionados via satélite, sem operador, maquinário que trabalha sozinho… nós temos que implementar no nosso Ensino Superior ou Médio alguma atividade para que nós tenhamos técnicos treinados para esse tipo de equipamento para o futuro, porque nós não temos condições de esperar 15 a 20 dias, no auge da colheita, para que venha um técnico dar assistência para nós”, argumentou.

Para a secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Sinop, Ivete Mallmann Franke,  “A educação traz para nós a necessidade da Inovação: esses são os eixos que nós queremos trabalhar. E nós temos a Universidade Federal, Universidade Estadual, o IFMT, universidades particulares, assim como as secretarias municipais e Estadual de Educação,  para que nós possamos trazer para o dia-a-dia a inovação da tecnologia, fomentando e incentivando o empreendedorismo nas escolas, para que nós tenhamos uma cultura empreendedora, com inovação”.

O diretor geral do IFMT Campus Sorriso, prof. Claudir von Dentz, comenta que o Instituto Federal acompanha de perto as discussões sobre o desenvolvimento regional para que seus cursos continuem bem alinhados com as necessidades da comunidade que atende. “Nossa missão institucional é educar para a vida e para o trabalho, mas o mundo do trabalho não é algo estático, especialmente em uma região tão próspera como a nossa. É um dever e uma honra para o IFMT participar desses diálogos”.