Docentes da UBI de Portugal irão ministrar Curso Avançado de Empreendedorismo

Publicado por: Reitoria / 30 de Agosto de 2022 às 14:36

Nesta segunda-feira (29), aconteceu na Reitoria do IFMT a reunião de recepção das representantes da Universidade da Beira Interior (UBI) de Portugal, Profa. Dra. Helena Alves, Vice-Reitora, e a Profa. Dra. Maria José Madeira, do Departamento de Gestão e Economia da UBI. As professoras ministrarão a primeira etapa do Curso Avançado de Empreendedorismo, fruto do acordo de cooperação internacional entre as duas instituições, para a promoção da capacitação de servidores do IFMT.

A formação inicia nesta terça-feira (30), no campus Cuiabá – Octayde Jorge da Silva, e segue até a quarta-feira (31). O reitor do IFMT, Prof. Julio César dos Santos, ressaltou "a importância da parceria com a UBI e as ações de empreendedorismo na instituição".

O curso visa fomentar o espírito empreendedor e criação de empresas; a inovação e transferência de conhecimento; e a cooperação institucional, social e empresarial e será dividido em sete sessões de Formação, Mentoring e Coaching, coordenado por representantes das duas entidades, sendo a coordenação institucional, a cargo do Prof. Doutor Lenoir Hoeckesfeld (IFMT) e da Profa. Dra. Helena Alves (UBI); e a direção do Curso Avançado de Empreendedorismo sob a responsabilidade da Profa. Dra. Maria José Madeira (UBI).

Para o coordenador Lenoir Hoeckesfeld, essa parceria entre o IFMT e a UBI é um marco histórico, por permitir que os servidores capacitados estejam aptos para disseminar os conhecimentos adquiridos em seus respectivos campi, fortalecendo e disseminando a cultura empreendedora no IFMT.

“Neste curso vamos desenvolver competências e habilidades que farão a diferença na oferta de oportunidades aos estudantes e a comunidade externa”, afirma Lenoir.

A formação é destinada aos servidores do IFMT que atuam da área de Empreendedorismo, gestores de Núcleo da Ativa Incubadora de Empresas (IFMT) e servidores interessados na temática.

Participaram da reunião os pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Epaminondas Magalhães, de Extensão, Marcus Taques, o diretor de Relações Internacionais, Willian Silva de Paula e o professor Salmo César da Silva.