Com mais de 100 lançamentos, IV Mostra de Foguetes do IFMT premia equipe que alcançou 167,14 metros.

Publicado por: Campus Sorriso / 9 de Maio de 2016 às 14:44

Na manhã desta segunda-feira (09), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso entregou para a equipe “E. V. A.” o troféu de primeiro lugar na IV Mostra de Foguetes. O grupo, formado pelos estudantes Eduardo Marin Siquieri, Vanilson Silva Amorin e Alícia Pezzatto, do terceiro ano do curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio, alcançou a marca de 167,14 metros em lançamento realizado no último sábado.

A IV Mostra de Foguetes do IFMT é um evento local integrado à Mostra Brasileira de Foguetes que, este ano, realiza sua décima edição. A Mostra Brasileira, por sua vez, é uma atividade da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Espacial Brasileira.

Para selecionar equipes para a etapa nacional, os organizadores estabelecem uma meta que, este ano, foi superada por 12 equipes do IFMT Campus Sorriso. “O Campus Sorriso já se mobilizou por três anos para a Mostra de Foguetes, e nas três vezes obteve indicador para a nacional. E, felizmente, em todas as nossas participações conseguimos ficar entre os 10 melhores colocados”, comenta o professor Fernando Sousa de Oliveira, responsável pelas atividades do Campus Sorriso na competição.

Feitos com garrafas plásticas e impulsionados por uma reação química entre vinagre e bicarbonato de sódio, os foguetes são lançados a partir de uma base construída com materiais leves, geralmente feita com tubos de PVC. O objetivo é, a partir de ajustes focados principalmente visando eficiência aerodinâmica e controle sobre o lançamento, otimizar o conjunto para que o foguete percorra a maior distância horizontal possível.

A aplicação da ciência por trás dos lançamentos é aperfeiçoada a cada teste. Alícia diz que o planejamento do grupo começou ainda no ano passado, e o lançamento do último sábado foi precedido por diversos testes. Seu colega, Eduardo, acrescenta que, na Mostra do ano passado, o grupo também fez diversos testes e “dava tudo certo, mas no dia do lançamento isso não aconteceu”. Para a felicidade da equipe, este ano foi diferente, mesmo com algumas surpresas. Vanilson, por exemplo, avalia que a compactação do solo do local do lançamento trouxe dificuldades para a fixação da base no chão. Mesmo assim, o grupo alcançou o melhor resultado entre as mais de 100 equipes que participaram.

Agora equipe “E. V. A.” deverá representar a unidade de ensino na competição nacional, que tradicionalmente acontece no Rio de Janeiro no segundo semestre do ano. Até lá, eles têm o desafio de melhorar o alcance de seu foguete para buscar uma boa colocação. No histórico de recordes da Jornada de Foguetes a distância alcançada pelas equipes vencedoras fica entre 182m (recorde de 2010) e 333m (recorde de 2014).