Com incentivos do Iphan, projeto do IFMT irá mapear a capoeira em Mato Grosso

Publicado por: Campus Sorriso / 18 de Outubro de 2023 às 10:08

Um projeto idealizado por uma professora de Sorriso, interior de Mato Grosso, vai percorrer cidades-polo em todas as regiões do estado nos próximos 18 meses e criar um inventário sobre como a capoeira está inserida nos diferentes contextos mato-grossenses. Para esse levantamento, a iniciativa, que será desenvolvida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), contará com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que, por meio de edital, acolheu propostas em diferentes linhas temáticas com incentivos que chegam a até R$ 500.000,00 reais por projeto.

Praticante de capoeira há quase 30 anos, a professora de geografia Luciana Monteiro de Campos, do IFMT Campus Sorriso, é a coordenadora do projeto vinculado ao edital PNPI/2023 do Iphan. Ela conta que a proposta surgiu a partir de um projeto de extensão que ela desenvolve no Instituto e que forma monitores para oficinas de capoeira. De acordo com ela, nesse projeto de extensão, que ainda está em andamento, já é possível perceber diferenças importantes na forma como a capoeira vem sendo tratada em oficinas culturais na região de Sorriso ao longo do tempo em relação a outros cantos do país. A partir dessas observações, a professora ficou instigada sobre qual seria a realidade da capoeira em outros municípios mato-grossenses.

“Nós vamos mapear tendo em vista uma regionalização pré-existente, feita em 2017, que é utilizada pela Secretaria Estadual de Planejamento. De acordo com essa regionalização, o estado está dividido em 12 regiões... A gente quer perceber as peculiaridades de cada uma. Suspeitamos que existam novos modos de fazer capoeira, de ser capoeirista, que são muito ligados ao desenvolvimento da cultura regional”, explica Luciana.

Como produtos, o projeto propõe a construção do inventário seguindo metodologia definida pelo Iphan e apresentado na forma de livro e, ainda, a produção de um documentário relacionado ao tema. “Só dois outros estados no Brasil têm os seus inventários da capoeira prontos: Minas Gerais e Pernambuco”, detalha a professora Luciana. Além dela, também participam do projeto as professoras Terezinha Ferreira de Almeida, de Língua Portuguesa, e Joyce Gotlib, de Sociologia, ambas também do IFMT Campus Sorriso.