Campus Sorriso atua em mobilizações contra o mosquito Aedes aegypti dentro e fora da unidade de ensino

Publicado por: Campus Sorriso / 22 de Fevereiro de 2016 às 12:01

Na última sexta-feira (19/02), Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso esteve presente em duas iniciativas da Campanha Nacional de Prevenção contra o mosquito.

Pela manhã, a professora Liandra Cristine Belló Grosz, do IFMT, Mestre em Ciências da Saúde, fez duas apresentações sobre características biológicas e hábitos de voo, de alimentação e de reprodução do mosquito Aedes aegypti. A primeira delas aconteceu no auditório do Campus, envolvendo alunos e servidores, e a última aconteceu na Escola Municipal Rui Barbosa, durante uma atividade organizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

As ações de prevenção a doenças transmitidas pelo Aedes aegypti no Campus Sorriso ganharam força após o lançamento da campanha pelo Ministério da Educação. Em razão da campanha, a pró-reitoria de extensão do IFMT determinou a criação de grupos de trabalho nas unidades do Instituto Federal para conduzir o combate ao mosquito e, em resposta, o Campus Sorriso criou, ainda em fevereiro, uma comissão permanente para tratar desse tema.

No entendimento desse grupo, conhecer o inimigo é um passo importante para qualquer batalha, e em uma guerra contra doenças como dengue, febre cikungunya e vírus Zika, a importância da informação é ainda maior. Além de apresentar à comunidade o perfil biológico do mosquito, a comissão também está se municiando com informações sobre a evolução do índice de larvas no município e buscando formas de envolver ainda mais a comunidade em mobilizações encabeçadas pelo poder público e pela sociedade civil organizada.