Banda do Campus Sorriso se apresentará na MArte em Cuiabá

Publicado por: Campus Sorriso / 18 de Outubro de 2023 às 08:08

Um grupo de alunos e servidores do IFMT Campus Sorriso já está preparando as malas para embarcar para Cuiabá na próxima semana, onde participam da 5ª Mostra de Arte do IFMT, evento que acontece entre os dias 22 e 24 no Centro de Eventos do Pantanal e que abre a semana para o maior evento tecnológico do IFMT: o Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação – WorkIF (que acontece no mesmo local a partir do dia 25).

Formada em 2021, a banda é vinculada ao projeto MusIFica e já se apresentou em eventos locais dentro e fora do IFMT. No entanto, esta será a primeira apresentação do grupo em um evento de porte estadual. “Os nossos ensaios têm sido intensos, porque já está próximo do evento. Nós começamos a ensaiar uns 15 dias atrás... É algo que eu nem sei explicar... Para mim toda apresentação é como se fosse a primeira. Surge aquela expectativa, aquele frio na barriga”, comenta Jemily Ramos, uma das idealizadoras do projeto MusIFica.

Ela - que é assistente de aluno e coordenadora de gestão de pessoas do Campus Sorriso – e a assistente em administração Rubia Giovelli colocaram no papel sua paixão pela música na forma de um projeto que hoje é materializado em uma banda musical dinâmica, cujos participantes se renovam ano a ano, conforme também evoluem os ciclos formativos do Instituto Federal. Jemily relembra que a ideia “vem do coração de duas servidoras que durante os intervalos pegavam um violão e tocavam nos cantinhos do Instituto”. Aos poucos, alunos e servidores se aproximavam e manifestavam interesse em tornar aquilo algo maior e recorrente e inúmeros talentos musicais começaram a se revelar nos corredores e no auditório da unidade de ensino federal.

Desde a implantação do projeto, em 2021, o MusIFica realiza audições anuais inspiradas em programas de TV como “The Voice” e “Glee” e os resultados dessas audições definem a formação principal da banda para os próximos 12 meses, das quais participam estudantes e servidores. Na formação atual, Jemily é responsável pela bateria. Ao lado dela, o professor Juliano Araújo Martins assume o contrabaixo. Eles dividem o palco com os estudantes Lindsay Viturino (teclado), João Victor Martins (guitarra), Heitor Santana (voz e violão), Everthon da Silva (voz e violão), João Eduardo Coelho (voz), Julia Schwade (voz) e Maria Clara Petry (voz).

O repertório da banda não se atém a um estilo musical específico. É possível se deparar com hits do rock, sertanejo, reggae e até mesmo pop internacional em uma única apresentação do projeto. De acordo com Jemily, as músicas ensaiadas são definidas com a participação de todos os membros e buscam incorporar às apresentações um pouco das preferências musicais de cada participante. É essa a receita que a banda busca levar para o público da MArte em sua apresentação na próxima semana.