Análises laboratoriais feitas pelo IFMT contribuem para controle de qualidade de 10 alimentos oriundos da agricultura familiar em Sorriso

Publicado por: Campus Sorriso / 4 de Novembro de 2019 às 11:52

O IFMT Campus Sorriso tem sido um aliado no controle da segurança alimentar de determinados produtos oriundos da agricultura familiar e de pequenas operações industriais no município. Atendendo a uma solicitação da Prefeitura de Sorriso, feita por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), o Instituto Federal começou, no mês de maio, análises de leite pasteurizado e queijo (ricota, minas frescal, colonial e mussarela), monitorando a ocorrência de contaminação nesses produtos. Hoje esse serviço também alcança bebidas lácteas, creme de leite, salame, banha e ovos.

“A Sama faz um trabalho de fiscalização e encaminha as amostras para o IFMT. Nós analisamos e emitimos um boletim que é encaminhado para a Sama e para os produtores”, explica Rafael Ponciano Duarte, técnico em alimentos e laticínios e responsável pelo laboratório de Microbiologia do IFMT.

As amostras recebidas no laboratório têm origem em sete unidades de produção de alimentos. O controle de qualidade permite a adoção de um protocolo de segurança para que alimentos contaminados não cheguem à mesa do consumidor. Ponciano destaca que é um trabalho preventivo e que, até o momento, nenhuma amostra analisada pelo IFMT Campus Sorriso indicou produtos impróprios para o consumo.

A intenção da unidade de ensino federal é expandir a oferta do serviço por meio de projeto vinculado a uma fundação de apoio, visando tornar o serviço de análise de alimentos uma ação permanente da instituição, subsidiada com recursos oriundos das próprias análises.