Alimentação e Acesso à Internet: estudantes beneficiados com os auxílios emergenciais do IFMT Campus Sorriso vão receber bolsas por mais três meses

Publicado por: Campus Sorriso / 25 de Agosto de 2020 às 13:50

Na última semana, a Direção Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso publicou a prorrogação do pagamento do Auxílio Emergencial referente ao Edital 04/2020/IFMT-SRS por mais três meses. A medida garantirá três bolsas adicionais (referentes aos meses de setembro, outubro e novembro de 2020) aos estudantes beneficiados pelo edital, cujo resultado final foi publicado no final do mês de maio.

Edital 04/2020 contempla duas modalidades de auxílios emergenciais na forma de bolsas em benefício aos estudantes da unidade de ensino federal em Sorriso: Alimentação, no valor mensal de R$ 250,00; e Acesso à Internet, no valor mensal de R$ 180,00. Os recursos, do orçamento geral do Campus para o exercício de 2020, fazem parte do Programa de Assistência Estudantil, que tem o objetivo de contribuir com a permanência e êxito nos estudos dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O IFMT faz a oferta de bolsas de Assistência Estudantil todos os anos nas modalidades alimentação, transporte e moradia. Este ano, como a pandemia afetou a rotina escolar levando as unidades de ensino a adotarem o ensino remoto como prática preventiva à transmissão do novo coronavírus, o auxílio emergencial para Acesso à Internet foi uma inovação necessária à acessibilidade de 100% dos estudantes ao conteúdo disponibilizado em ambientes virtuais de aprendizagem. O Campus Sorriso ainda emprestou computadores a estudantes que não possuem acesso a esse tipo de equipamento em casa.

O setor responsável pela implantação da política de Assistência Estudantil na escola de Sorriso reforça que estudantes que não recebem os auxílios emergenciais, e cuja situação socioeconômica tenha se agravado nos últimos meses, podem entrar em contato com a instituição pelo e-mail assistencia.estudantil@srs.ifmt.edu.br “para receber orientações de como solicitar o Auxílio Emergencial por meio de formulário contínuo da Assistência Estudantil”, comenta Lucineia Rosa Soares, coordenadora de Assistência Estudantil do IFMT Campus Sorriso.