Agronomia e Gestão Ambiental fazem parte dos cursos que serão avaliados pelo Enade 2016

Publicado por: Campus Sorriso / 24 de Junho de 2016 às 11:24

Em sua décima-terceira edição, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) alcançará dezoito cursos superiores, e dois desses cursos são ofertados no IFMT Campus Sorriso: Bacharelado em Agronomia e Tecnologia em Gestão Ambiental.

As áreas dos cursos superiores que serão avaliados este ano foram definidas pela Portaria Normativa nº 05, de 9 de março de 2016, do Ministério da Educação. Acadêmicos de todo o País deverão participar da prova, que será aplicada no dia 20 de novembro e terá duração de 4 horas.

As instituições de ensino deverão inscrever no Exame estudantes ingressantes (que iniciaram o curso em 2016) e concluintes de cada curso avaliado (aqueles que se formam até julho de 2017, para os cursos de bacharelado ou até dezembro de 2016 para os cursos de tecnologia), mesmo que os ingressantes estejam dispensados de participar da prova.

O Enade tem como objetivo geral avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos, às habilidades e às competências necessárias para a formação profissional. A prova consiste em questões sobre a formação geral e sobre componentes específicos da área de cada curso.

Para o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, os componentes específicos que serão cobrados em 30 das 40 questões do Enade são tratados pela Portaria Inep nº 302/2016. Já para o curso de Agronomia, o documento que indica os conhecimentos que serão avaliados na prova de componentes específicos é a Portaria Inep nº 287/2016. O conteúdo referente à formação geral é regido pela Portaria Inep nº 294/2016.