Acadêmicos de cursos superiores do IFMT Campus Sorriso participam de curso de regulagem, manutenção e operação de semeadora-adubadora

Publicado por: Campus Sorriso / 8 de Novembro de 2019 às 12:24

Um curso focado em mecanização agrícola está sendo desenvolvido com estudantes de cursos superiores da área de ciências agrárias do IFMT Campus Sorriso. Na manhã de ontem (07), acadêmicos de Bacharelado em Engenharia Agronômica e de Tecnologia em Produção de Grãos da unidade de ensino federal foram até a Fazenda Experimental do IFMT para participar da formação que trata da operação, regulagem e manutenção de semeadora-adubadora.

“Alguns alunos do curso de Engenharia Agronômica solicitaram ações específicas para aperfeiçoar conteúdos relacionados à área de mecanização agrícola e, desse pedido, surgiram dois projetos de extensão elaborados em conjunto com a prof. Dra. Ana Paula Encide Olibone - que têm como parte esta capacitação que iniciamos na quarta-feira, e que pretendemos concluir na próxima semana, atingindo um público total de aproximadamente 80 pessoas”, comenta o Engenheiro Agrônomo do IFMT Thiago de Souza Rizzi, um dos responsáveis pelo curso. Ambos os projetos são vinculados ao Edital 28/2019-RTR/PROEX de Apoio à Extensão.

Além de conhecer melhor os diferentes componentes e regulagens em uma semeadora, os participantes do curso também receberam informações sobre a configuração de tratores aos quais esse tipo de implemento é acoplado e sobre como responder a situações comuns durante a operação do equipamento nas fazendas da região, de modo a fazer o uso eficiente dessas ferramentas, aumentar a produtividade e reduzir custos com insumos de produção.

No desenvolvimento da atividade, Rizzi - que é coordenador do projeto de extensão “Regulagem e manutenção de semeadora-adubadora” – e o técnico em Agropecuária Diogo Ferreira dos Santos - coordenador do projeto “Operação de semeadora-adubadora” - contaram com o apoio dos estudantes João Paulo Magnabosco Girardi, Bruno Smaniotto Guadanhini, Yuri Oliveira Bressa,  João Pedro Companhoni, bem como da equipe da Fazenda Experimental no desenvolvimento da atividade.