Projetos de Extensão 2020 - Operação, regulagem e manutenção de pulverizadores agrícolas

Resumo

A formação técnica transgride os limites da sala de aula através da participação discente em projetos práticos de cunho formativo. Este projeto objetiva elaborar atividades teórico-práticas na operação, regulagem e manutenção de pulverizadores agrícolas através de ações demonstrativas dos procedimentos essenciais de para uma correta operação, regulagem e manutenção destes equipamentos, proporcionando assim um resultado satisfatório em sua utilização. As atividades serão desenvolvidas na Fazenda Experimental do IFMT Campus Sorriso sendo o público alvo os discentes de cursos técnicos e superiores, além de profissionais da área de ciências agrárias envolvidos especificamente com pesquisa, através de orientações teórico-práticas, pontos chaves sobre a operação, regulagem e manutenção de pulverizadores costais, montados e autopropelidos. Demonstrar a importância dos fatores que influenciam na pulverização de áreas agrícolas, tais como: a manutenção e regulagem do equipamento, dosagem correta dos produtos utilizados, escolha das ponteiras (bicos) para cada tipo de aplicação, condições edafoclimáticas, velocidade de aplicação, condição da cultura, alva da aplicação e dentre outras que são fundamentais durante este processo. Desta maneira o projeto pretende somar, juntamente aos discentes dos cursos e profissionais da área de ciências agrárias de empresas externas através de uma formação complementar na área de mecanização agrícola, com ênfase na aplicação de produtos fitossanitários em áreas experimentais.