início do conteúdo

Apresentação

Página atualizada em 26/08/2022, às 09h30.

 

 

 

 

APRESENTAÇÃO

A Biblioteca do Campus Sorriso tem a função de apoiar os processos pedagógicos no tocante a organização e desenvolvimento de atividades de organização, tratamento e disseminação de informações técnico, científico e cultural, atuando nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A mesma encontra-se distribuída em balcão de atendimento, acervo aberto e área de estudo de uso coletivo e individual. O acervo atual conta com aproximadamente 6.571 exemplares de livros nas áreas de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Literaturas, Exatas, Agrárias e da Terra.

Além do acervo físico, a Biblioteca Campus Sorriso oferece aos seus usuários acesso ao conteúdo restrito do Portal de Periódicos Capes. Oferece também orientação ao uso de normas de trabalhos acadêmicos (através de manual), confecção de fichas catalográficas, acesso à internet através 35 computadores.

O acervo encontra-se quase que totalmente informatizado por meio do Sistema Gnuteca, possibilitando aos usuários respostas e atendimentos ágeis e precisos em suas pesquisas. As bibliotecas oferecem, ainda, o acesso a importantes periódicos de várias áreas do conhecimento humano.

 

SERVIÇOS OFERECIDOS PELA BIBLIOTECA CAMPUS SORRISO

 

Empréstimos

O empréstimo é facultado a alunos, professores, técnicos administrativos e colaboradores. Para empréstimo domiciliar é necessário realização de cadastro com apresentação documento oficial com foto e uma senha de quatro a seis dígitos, que será cadastrada no primeiro empréstimo. Essa senha, pessoal e intransferível, deverá ser utilizada em todos os empréstimos, renovações e, também, para o acesso ao Gnuteca na Internet.

Para docentes, será facultado o empréstimo de até 04 (quatro) obras pelo prazo de 15 (quinze) dias corridos.
Para discentes, será facultado o empréstimo de até 03 (três) obras, pelo prazo de 07 (sete) dias corridos. Não poderá emprestar 2 exemplares da mesma obra.

Para membros do corpo técnico-administrativo e estagiários, será facultado o empréstimo de até 03 (três) obras, pelo prazo de 07 (sete) dia corridos. Não poderá emprestar 2 exemplares da mesma obra.

 

Biblioteca na Web

Pelo site da instituição, o usuário tem acesso ao menu "Biblioteca" e ao link "Pesquisa no Acervo", permitindo se conectar ao Gnuteca, responsável pela gerência do Sistema de bibliotecas do campus. Esse sistema permite a renovação de materiais emprestados e consulta às informações das obras existentes no acervo, por meio da pesquisa do título, autor e/ou assunto.

 

Periódicos Eletrônicos

Indicação dos professores. Todos os periódicos indicados estão disponíveis gratuitamente no Portal da Capes, desde que consultado nas dependências do IFMT.

Portal Capes

www.periodicos.capes.gov.br

 

Consulta local

Consiste no acesso ao acervo e consulta das obras dentro do espaço da biblioteca. Materiais como obras de referencias, dicionários, enciclopédias estarão disponíveis na biblioteca somente como consulta local.

 

Renovação

Só é permitida apenas 1 renovação de empréstimo, com a apresentação da obra, por igual prazo, para qualquer categoria de usuário. Findo este prazo, a obra ficará nas dependências da Biblioteca à disposição de outros usuários, pelo período de 48 horas. Após este período, o mesmo usuário poderá efetuar novo empréstimo.

 

Bibliotecária

Cintya Mikaela Araújo

 

Telefone

66 3545-3717

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Sorriso

Av. dos Universitários, 799, Bairro: Santa Clara - CEP: 78.895-150

Telefone: (66) 3545-3700

Sorriso/MT