Projetos de Extensão 2020 - Educação em solos: aprendizagem através do uso de ferramentas participativas

Resumo

O ensino sobre solos é fundamental nos anos de escola do cidadão. Neste caso, deve-se abordar o conteúdo específico de maneira interdisciplinar através de metodologias e ferramentas diversificadas, as quais são fundamentais no processo de ensino-aprendizagem. Assim, o presente projeto tem como objetivo desenvolver ferramentas didáticas de forma participativa para uso na aprendizagem dos diversos conteúdos da ciência do solo. O projeto será desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Campus Sorriso. As atividades desenvolvidas serão: a) elaboração de material didático: kit de cor de solo, perfis dos principais solos do estado; b) tutorial virtual: audiovisual didático direcionado a plataforma de streaming (YouTube) sobre determinações das propriedades físico-hídricas do solo. O ambiente de construção do saber constituir-se-á de oficinas e pequenos experimentos com participação ativa de acadêmicos de cursos técnicos e superior monitoradas por docente da área de solos, sendo assim parte teórica e parte prática.  Para cada atividade serão realizadas pesquisas bibliográficas digital e física sobre os assuntos nas mais diversas fontes de informação, material de papelaria, computador, laboratório da área técnica, uso de mídia digital para elaboração do vídeo na área da ciência do solo. Todo material gerado será disponibilizado para uso comum e coletivo nos diversos cursos do campus Sorriso e o vídeo disponibilizado em mídia digital para acesso ilimitado do público externo. Através do material gerado pretende se gerar maior acesso e informação aos estudantes sobre solos. O solo é um recurso natural essencial para a vida, o qual demora milhares de anos para se formar e uma vez degradado sua renovação é muito lenta. Assim, a conservação dos solos consiste em um conjunto de ações que envolvem toda a população do meio onde vivem.