Projetos de Extensão 2019 - II CIRCUITO DE ARTE E CULTURA DO IFMT CAMPUS SORRISO

Resumo

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso-IFMT, busca fomentar iniciativas que visam o fortalecimento das artes por meio de projetos de pesquisa e extensão. Nesta perspectiva, o presente projeto de extensão intitulado “II Circuito de Arte e Cultura do IFMT Campus Sorriso” almeja realizar novamente um evento cultural e artístico envolvendo diretamente os discentes do Campus Sorriso, visando promover a integração com as Escolas Estaduais, estendendo-se a comunidade. Deste modo, a proposta do projeto baseia-se na articulação de vários segmentos artísticos como: teatro, música, desenho, fotografia e pintura em tela. Nesta perspectiva pretende-se promover espaços destinados às artes, proporcionando trocas de saberes. O projeto de cunho extensionista para ser realizado precisará passar por várias etapas descritas a seguir. Na primeira etapa, será criado um laboratório de criação, com sede na sala de artes, onde serão formados grupos de trabalho de acordo com as habilidades específicas, compostos por discentes para a elaboração das apresentações culturais e das obras visuais a serem expostas. No segundo momento serão feitos os orçamentos e compra dos materiais. A terceira etapa refere-se a, divulgação do evento nas escolas estaduais e na mídia de Sorriso. A quarta etapa será realizada à organização dos espaços para as apresentações culturais e exposições das artes visuais. Ao final será realizado o evento, aberto à comunidade, onde serão feitos registros midiáticos. Os resultados finais do projeto serão tabulados por meio da aplicação de um questionário de pesquisa de cunho qualitativo, objetivando verificar a relevância do projeto de extensão. Os dados coletados servirão de base para o aprimoramento do próximo evento que ocorrerá anualmente no Campus e para a escrita do relatório final.

Palavras-chave: Arte; Cultura; Integração social.