Pesquisa > Projetos > Edital 103/2012/IFMT > VISÃO DO MERCADO VAREJISTA E DO CONSUMIDOR FINAL NO MUNICÍPIO DE SORRISO-MT SOBRE OS PARÂMETROS QUE CARACTERIZAM A QUALIDADE DA CARNE BOVINA

Título do Projeto: VISÃO DO MERCADO VAREJISTA E DO CONSUMIDOR FINAL DO MUNICÍPIO DE SORRISO-MT, SOBRE OS PARÂMETROS QUE CARACTERIZAM A QUALIDADE DA CARNE BOVINA

Coordenador: Raphael de Castro Mourão

RESUMO

O aumento da população mundial e a profissionalização da cadeia produtiva nacional têm contribuído para que o Brasil ocupe cada vez mais lugar de destaque no cenário das exportações de carne bovina. No entanto, apesar ser o maior exportador de carne bovina do planeta, a maior parte da carne produzida no país é destinado ao mercado interno. A profissionalização deste mercado tem ofertado produtos cada vez mais elaborados, certificados e de qualidade superior, porém, poucas são as pesquisas de opinião a respeito das necessidades reais dos consumidores, em especial aos parâmetros de qualidade desejados por eles. A indústria frigorífica possui estabelecidos os critérios de qualidade que lhe convém para a carne bovina produzida no país, baseados principalmente na demanda internacional, num cenário onde as exportações representam pouco mais de 10% da carne comercializada. Em uma pesquisa de mercado, deve-se primeiramente conhecer e analisar os seus consumidores, pois são eles que adquirem os produtos e serviços da empresa. Neste sentido, o objetivo deste estudo é compreender a visão do consumidor e do mercado varejista do município de Sorriso-MT sobre os parâmetros que interferem na qualidade da carne bovina, bem como compreender a demanda de tecnologia e conhecimento para ações educativas posteriores.

Palavras Chave: carne bovina; mercado consumidor; qualidade.