LODO BIOLÓGICO DA INDÚSTRIA DE GELATINA COMO ALTERNATIVA PARA A ADUBAÇÃO DA SOJA E DO MILHO EM SORRISO-MT - Resumo

Os resíduos da indústria de alimentos podem ser usados na agricultura com a finalidade de aumentar a disponibilidade de nutrientes, melhorar as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, impactando positivamente na produtividade das culturas de forma economicamente viável, e sem agredir o meio ambiente, além de estar disponíveis nos arredores da unidade geradora e em quantidades suficientes. O lodo biológico gerado durante o processo de fabricação da gelatina possui alto potencial de uso como fonte nutricional às plantas. Considerando a importância da produção de grãos no Estado de Mato Grosso e o processo de ampliação da industrialização é necessário maior aprofundamento dos estudos e pesquisas a respeito do uso de resíduos agroindustriais como adubo. Desta forma, o trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos da aplicação de lodo biológico, produzido a partir de raspas e aparas de couro bovino utilizado na indústria de gelatina GELNEX, no município de Sorriso-MT, nas propriedades químicas do solo, na nutrição mineral de plantas, bem como na produtividade das culturas da soja e do milho. O experimento será conduzido em condições de campo, instalado em Latossolo Vermelho Amarelo, com delineamento em blocos casualizados, com 4 repetições. Os tratamentos serão as diferentes doses de lodo: 0; 100; 200; 300 e 400 m³ ha-1. A época de aplicação será em agosto de 2020, a lanço na superfície do solo e sendo antes do cultivo da soja. Em novembro de 2020 será realizada a semeadura da soja. Em fevereiro 2021, ocorrerá a semeada da cultura do milho em consórcio com Brachiaria ruziziensis. As avaliações serão: (a) Cultura da soja: teores de nutrientes foliares, altura de plantas (ALTP), número total de vagens por planta (NVP), número de grãos por planta (NGP), número médio de grãos por vagem (NGV) e produtividade de grãos (13% umidade); (b) Cultura do milho: altura de plantas (ALTP), altura de inserção da espiga principal (AIEP), diâmetro basal do colmo (DBC), massa de cem grãos (M100) e produtividade de grãos (13% de umidade). O solo será caracterizado antes da instalação do experimento e ao final do experimento avaliando os teores de nutrientes nas camadas de 0,0 - 0,20 e 0,20 - 0,40 m. Os dados obtidos serão submetidos à análise de variância (ANOVA) através do teste F (p<0,05) e as médias serão submetidas à análise de regressão (p<0,05). o software SISVAR será utilizado para realizar as análises estatísticas.