Aplicação foliar de ácido húmico em feijão-comum - Resumo

O emprego agrícola de produtos à base de ácidos húmicos como fertilizantes orgânicos, condicionadores de solo e estimuladores fisiológicos tem crescido bastante nas últimas décadas em todo o mundo e mais recentemente no Brasil. A aplicação foliar destes produtos, embora seja prática bastante difundida entre produtores de hortaliças e fruteiras, em especial de uva e tomate, ainda é muito pouco estudada em culturas como o feijão-comum (Phaseolus vulgaris). Assim o objetivo será avaliar o efeito da aplicação foliar de substâncias húmicas em diferentes doses sobre o desempenho do feijoeiro-comum. O experimento será conduzido em esquema fatorial 2 x 4 +1, com duas fontes comercias de ácidos húmicos (Lottus e EcoHumic), quatro doses de aplicação foliar (5, 10, 15 e 25 L/ha mais um tratamento testemunha, totalizando nove tratamentos. As plantas de feijoeiro serão cultivadas em vasos de 5,0 L contendo substrato comercial esterilizado. Cada vaso (um vaso = unidade experimental) conterá três plantas e os tratamentos serão delineados em blocos ao acaso, com quatro repetições. A cultivar de feijão utilizada será a “DAMA”, amplamente cultivada no Estado do MT. Cada tratamento será avaliado quanto à altura de plantas, matéria seca da raiz e produtividade de grãos e seus componentes. Os dados serão submetidos à análise de variância, e as médias agrupadas pelo teste de Scott-Knott a 5% de probabilidade. Com base nos resultados esperamos ter dados suficientes para indicar se existe eficiência da aplicação foliar de ácidos húmicos no feijão-comum. Esperamos também indicar a dose de aplicação foliar do produto a base de ácidos húmicos que máxima o desempenho nesta cultura.