A produção agrícola traz consigo um ambiente cada vez mais dinâmico para a formação de novos profissionais para atuarem na área. Além das tradicionais transformações no mercado para comercialização da produção agrícola, tecnólogos em produção de grãos, agrônomos e técnicos em agropecuária precisam ainda ficar atentos a um cenário que contempla modificações genéticas em sementes, lançamento de novos tipos de insumos, automação de atividades e implantação de novas técnicas de produção.
Nesse contexto, eventos como dias de campo, shows rurais e exposições são oportunidades de ouro, não somente para as empresas apresentarem novos produtos para a produção rural, mas também para que os profissionais do setor possam acompanhar as principais mudanças que afetam sua própria atuação.
Pensando nessa dinâmica de mercado, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso estimula seus alunos a acompanharem de perto as transformações que se aplicam às diferentes carreiras relacionadas a cada um de seus cursos.
Além do desenvolvimento de novas tecnologias por meio de projetos de pesquisa e de inovação dentro da própria instituição, os estudantes do IFMT são incentivados, ao longo do curso, a participar de visitas técnicas em instituições de pesquisa, a apresentar trabalhos em congressos técnicos e a participar de eventos.
“A gente incentiva toda e qualquer visita técnica relacionada à formação do estudante”, explica o coordenador do curso Técnico em Agropecuária, prof. Breno Dröse Neto. Segundo ele, em algumas semanas o volume de pedidos para esse tipo de atividade supera a capacidade de atendimento do Campus. Nesses casos, “é elencada a prioridade para a atividade que mais se relaciona com o perfil da turma”, diz o coordenador.
Em uma dessas visitas, a estudante Rawena Aureliano, que está no segundo ano do curso Técnico em Agropecuária, visitou o Show Safra 2019 – evento realizado pela Fundação Rio Verde, no município de Lucas do Rio Verde.
Para ela, além das palestras que pôde assistir, o evento foi uma oportunidade de conhecer melhor profissionais e empresas do setor. “A gente pergunta para agrônomos renomados das empresas, e eles interagem com a gente também. E, como agora vai ter o estágio, então já é uma oportunidade. Você vê uma empresa legal, que proporciona várias coisas, você acha interessante e você quer fazer nessa empresa”, diz a estudante.
Para o Show Safra, o IFMT Campus Sorriso viabilizou as condições para que estudantes de Agropecuária participassem do evento ao longo de toda a semana. O evento trabalhou temas diretamente relacionados com os arranjos produtivos da região, tais como bovinocultura, avicultura, suinocultura, manejo de soja, produção de milho e manejo de algodão. “Tudo que está aqui é muito aplicado para a nossa região, mas que, inclusive, traz novidades de outras regiões – inovações que a gente pode adaptar para nossa região”, comenta a professora Roberta Cristiane Ribeiro.
No começo do próximo mês, estudantes do IFMT devem realizar uma visita técnica na Embrapa Agrossilvipastoril, no município de Sinop, durante o 9º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados de Produção Agropecuária. A unidade da Embrapa que promove o evento tem como foco de atuação sistemas integrados de produção aplicados na transição entre os biomas Amazônia e Cerrado – contexto em que a região de Sorriso está inserida.