Na noite da última terça-feira (18/09) o trabalho “A Educação à Distância como Possibilidade de Inclusão de Estudantes com Baixa Visão”, de autoria do acadêmico Fernando Petry, marcou o início das defesas de TCC da primeira turma do curso de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização em Docência no Ensino Superior do IFMT Campus Sorriso.
Licenciado em Física, Fernando, que atua na área há dois anos e meio, recebeu nota máxima na defesa do TCC, e diz que tem planos de seguir com os estudos. “A ideia é continuar. Tenho uma disciplina que vou cursar em caráter especial em um mestrado, até mesmo para estar me ambientando com essa parte aí do mestrado... como que é realmente um mestrado”.
Orientadora do trabalho, a professora Silvia Stering conta que “ao longo do trabalho ele conseguiu me mostrar as dificuldades, o cenário de alguém que vive com essa problemática e as possibilidades que a Educação à Distância tem de ressignificar esses processos de aprendizagem, então foi uma experiência em que aconteceu uma aprendizagem em via de mão dupla”.
Para a professora Sílvia Mara Davies, membro da banca que avaliou o TCC, “esse primeiro trabalho apresentou uma grande qualidade, e isso é reflexo de todo o trabalho desenvolvido no curso de pós-graduação aqui no Campus Sorriso”.
A pós-graduação em Docência no Ensino Superior é ofertada no IFMT Campus Sorriso desde o segundo semestre de 2016. Esse foi o primeiro curso de especialização ofertado pela unidade. Membro da banca que avaliou o primeiro TCC, a diretora de Ensino Médio do IFMT, professora Maria Anunciata Fernandes comenta que “essa especialização foi um sucesso. Foi muita procura, e nós temos uma turma excelente!”. Para ela, as apresentações dos TCCs foram iniciadas “com chave de ouro”.
De acordo com a coordenadora de Pesquisa e Inovação, professora Liandra Cristine Belló Grosz, a próxima defesa está prevista para o dia 05 de outubro. As defesas são eventos públicos abertos à participação da comunidade.