Reformando cadeiras escolares, IFMT Campus Sorriso economiza o equivalente a 7,3% de seu orçamento anual para investimentos

Publicado por: Campus Sorriso / 12 de Fevereiro de 2021 às 16:40

Um dos maiores desafios para os gestores de instituições públicas é também a principal tarefa do dia-a-dia desses profissionais: gerir com responsabilidade e eficiência os orçamentos de suas respectivas instituições. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso, o cuidado com as contas públicas vai além do planejamento meticuloso das aquisições e contratações, e caminha lado a lado com outras prerrogativas igualmente importantes: a construção de parcerias para recebimento de doações e a busca pelo aproveitamento máximo de cada equipamento adquirido. Nas últimas semanas, por exemplo, a unidade recuperou mais de 70 cadeiras escolares que estavam danificadas em razão do uso frequente. Dos equipamentos recuperados, os mais novos já estavam em uso há pelo menos seis anos. Para a maior parte das reformas foram aproveitadas peças de cadeiras similares e irrecuperáveis.

O diretor geral do IFMT Campus Sorriso, prof. Claudir von Dentz explica que "a iniciativa da recuperação dessas carteiras escolares faz parte do Plano de Logística Sustentável do Campus Sorriso. Montamos uma estrutura básica de 'oficina' capaz de receber, avaliar e promover pequenos reparos em equipamentos e mobiliários em geral. Com isso, o campus reduz a demanda de novas aquisições ou contratações, economiza recursos financeiros, otimiza o uso da força de trabalho dos servidores administrativos do campus, faz bom uso dos recursos disponíveis e diminui o volume de descartes, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e para a gestão eficiente dos recursos públicos".

Em 2015, quando novas, cada cadeira dessas custou à instituição o valor de R$ 255,00, ou seja, sem considerar a inflação do período, o trabalho de recuperação representou uma economia de mais de 17 mil reais na próxima compra de cadeiras pela unidade escolar. Em um comparativo com o orçamento que a escola teve em 2020 para investimentos, isso equivaleria a uma economia de, pelo menos 7,3% no dinheiro disponível para esse tipo de compra no ano (R$ 232.000,00).

O chefe do Departamento de Administração e Planejamento, Josimar da Silva Pereira parabeniza a equipe responsável pela restauração das cadeiras. Ele destaca que o orçamento de investimentos da unidade é pequeno se comparado ao orçamento de custeio, e que ações como essa são importantes "para atender a grande demanda de investimentos que são necessários para deixar nosso campus equipado com móveis e equipamentos diversos... [como] laboratório, TI, por exemplo; para manter e poder melhorar a qualidade e excelência do trabalho de levar conhecimento e experiências aos nossos discentes". E conclui que "reciclando, dando manutenção a essas cadeiras e carteiras, economizamos recursos para aquisições e substituição, e revertemos para outras aquisições de itens de investimento, como de laboratórios, por exemplo".

Mais sobre o orçamento de 2020

O orçamento do IFMT Campus Sorriso é dividido em quatro grupos, conforme o tipo de despesa que pode ser paga com os recursos. Abaixo detalhamos as características de cada grupo de despesa:

• orçamento exclusivo para capacitações, que em 2020 foi de R$ 94.600,00;
  • orçamento exclusivo para Assistência Estudantil, que em 2020 foi de R$ 329.541,00.;
  • orçamento para custeio geral, que em 2020 foi equivalente a R$ 3.053.476,00. Os recursos para custeio devem ser utilizados exclusivamente em despesas contínuas que garantem o funcionamento da instituição, como energia elétrica, combustível, serviços de limpeza, vigilância, manutenção, etc. Esse montante deve cobrir esse tipo de despesa tanto na sede da unidade de ensino quanto na Fazenda Experimental, e não pode ser utilizado para adquirir equipamentos; e
  • orçamento de investimentos, que em 2020 foi de R$ 232.000,00. É esse orçamento que a instituição utiliza para adquirir equipamentos como microscópios, computadores, e mobiliário (como as cadeiras escolares, por exemplo);

As informações sobre o orçamento do IFMT utilizadas para a confecção deste texto estão disponíveis no site da Pró-Reitoria de Administração. Link aqui: https://proad.ifmt.edu.br/conteudo/pagina/orcamento-anual-do-ifmt/